Também conhecida como gripe A ou suína, a gripe H1N1 é uma doença muito parecida com a gripe comum com sintomas como febre, tosse e nariz escorrendo. O vírus vem chamando cada vez mais atenção após o aumento de casos como consequência da exposição direta com o frio e umidade de pessoas que se encontram em cidades do Rio Grande do Sul, estado afetado por um devastador desastre climático.
O ex-BBB e surfista Pedro Scooby usou as redes sociais nesta quarta-feira (15), para revelar que dois amigos dele foram diagnosticados com H1N1 depois do trabalho voluntário que fizeram no Rio Grande do Sul. No entanto, ainda há dúvidas entre a diferença da chamada “gripe suína” e a gripe comum, em como preveni-las e tratá-las.
A GRIPE COMUM
A gripe é uma doença causada por um vírus do tipo Influenza, que faz com que o sistema respiratório fique infeccionado e cause uma série de sintomas no paciente. Todo ano, esse vírus passa por transformações e mutações que fazem com que uma pessoa que teve a doença uma vez volte a apresentar os sintomas e os efeitos causados pela ação dele dentro do organismo. De modo geral, a gripe costuma ser autocontida, com seus sintomas diminuindo e desaparecendo até 10 dias depois do surgimento da doença.
O VÍRUS DA H1N1
O H1N1 é um tipo de vírus que também pode ser chamado de influenza H1N1, gripe H1N1, influenza A e de vírus H1N1. Esse é a variação de vírus da gripe responsável por causar a gripe suína. De modo geral, essa é uma versão forte da gripe, que precisa ser tratada porque tem o potencial de causar complicações, podendo, inclusive, levar o paciente ao óbito.
SINTOMAS
- Febre alta;
- Tosse;
- Mal-estar que deixa a pessoa de cama.
O vírus também pode causar doença grave em pessoas vulneráveis, como crianças pequenas e idosos.
TRATAMENTO
O tratamento da gripe H1N1 depende da gravidade dos sintomas, sendo normalmente indicado aumentar a ingestão de líquidos para evitar desidratação, repousar e fazer uma alimentação leve e de fácil digestão. Em alguns casos, o médico pode recomendar o tratamento com remédios como:
Anti-inflamatórios ou analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, para diminuir a febre e aliviar a dor no corpo ou dor de cabeça;
Anti-histamínicos, como loratadina, para aliviar a congestão nasal;
Antivirais, como zanamivir, oseltamivir ou peramivir, para diminuir a taxa de multiplicação do vírus, reduzir a gravidade dos sintomas e evitar complicações. Esses remédios são normalmente indicados para serem iniciados dentro de 48 horas após o início dos sintomas.
Como evitar a H1N1 e gripe comum em geral?
- Evitar manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada;
- Lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca;
- Sempre que possível, ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas;
- Manter hábitos saudáveis, alimentar-se bem e beber bastante água;
- Não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros;
- Caso haja indicação, utilizar uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar;
- Evitar frequentar locais fechados ou com muitas pessoas.