Gosta de nadar? Veja 3 problemas que você pode pegar em piscinas

Especialistas fazem alerta para idas frequentes a piscinas públicas e os riscos

Imagem ilustrativa de mulher tomando banho de piscina | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Piscinas de clubes, parques, ou de outros locais abertos ao público têm fama de não serem exatamente limpas, já que o entra e sai de pessoas colabora para a poluição da água, mesmo com produtos protetores, como o cloro. Por isso, a presença desses resquícios de sujeira podem deixar pessoas mais vulneráveis a certos problemas de saúde.

"É possível contrair doenças relacionadas com a natação e a partir da água contaminada com germes", alerta um especialista em água do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, citado pelo HuffPost.

Esses problemas podem estar associados ao contato (ou inalação) com produtos químicos encontrados na água. Nós separamos 3 deles para você. 

3 PROBLEMAS QUE VOCÊ PODE PEGAR EM PISCINAS

Diarreia: quando alguém com diarreia tem um 'acidente' na piscina, todos ficam em risco. Segundo o especialista, "não é necessário que alguém tenha um acidente na água para que outros fiquem doentes". Infelizmente, "pequenas partículas de fezes podem sair do corpo das pessoas enquanto nadam", afetando os outros. Germes comuns na piscina incluem cryptosporidium, norovírus, giárdia e shigella, que podem causar diarreia, náuseas, vômitos, febre ou dores de estômago.

Otite do nadador: "É uma infecção causada por bactérias quando a água da piscina fica no canal auditivo externo", afirma Clare Rock, professora da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins. Quando a água fica no ouvido por muito tempo, "desgasta a cera protetora e a pele, criando um ambiente úmido para as bactérias se multiplicarem".

Irritação dos olhos, erupções cutâneas ou tosse: segundo a especialista, "a irritação pode ocorrer quando o cloro da piscina se transforma em irritantes químicos ao se combinar com o suor, a urina e a sujeira". Erupções cutâneas e tosse estão associadas aos produtos químicos inalados.

 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES