Gengibre faz bem à saúde? Conheça 8 benefícios da especiaria

Além de versátil, o gengibre é uma raiz rica em nutrientes, o que confere diversos benefícios ao organismo

Avalie a matéria:
Imagem ilustrativa de gengibre | Reprodução/Internet

Quando falamos em gripe ou imunidade baixa já pensamos logo no gengibre como uma solução. Isso porque a raiz possui uma quantidade considerável de nutrientes, que protegem a saúde e o bem-estar.

Além disso, o gengibre é uma especiaria milenar bastante versátil. Afinal, vai bem em molhos, bebidas, assados, biscoitos, bolos e sobremesas. Portanto, encontrar uma finalidade para o alimento não é um problema.

GENGIBRE FAZ BEM A SAÚDE?

Em entrevista ao Terra, a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), aponta os principais benefícios do gengibre à saúde. Confira:

1- Emagrece: o alimento também pode auxiliar na perda de peso, já que possui propriedades que atuam em uma espécie de "desintoxicação" do corpo, melhorando, dessa maneira, o funcionamento do intestino, do metabolismo e da queima de gordura corporal.

2- Combate náuseas: segundo a Dra. Garcez, o gengibre tem a capacidade de evitar situações de enjoo.

3- É importante para as grávidas: afinal, a redução da incidência de náuseas pode favorecer inúmeras pessoas. "Inclusive gestantes e situações de vômitos no pós-operatório, o que pode reduzir a demanda de medicamentos antieméticos", diz a médica.

4- Fortalece a imunidade: o gengibre possui atividades antibacterianas e antifúngicas, evitando infecções. Ou seja, ideal para evitar gripes e resfriados, por exemplo.

5- Melhora o bem-estar: a especiaria também conta com propriedades anti-inflamatórias.

6- Alivia incômodos: reduzindo, inclusive, as dores de cólicas menstruais.

7- Tem ação metabólica: segundo a nutróloga, o gengibre pode ajudar a controlar o diabetes.

8- Pode prevenir câncer: "Cientistas da Universidade Federal de São Carlos, recentemente demonstraram que substâncias isoladas do gengibre conseguem inibir o crescimento de tumor primário de mama e evitar metástases para ossos, pulmão e cérebro", finaliza a Dra. Garcez.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES