Fique de olho! 4 sintomas comuns do Alzheimer antes dos 30 anos

Saiba como identificar a doença que também pode acometer pessoas com pouca idade

Alzheimer em pessoas com menos de 30 anos de idade | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Ao contrário do que alguns imaginam, a Doença de Alzheimer em jovens não é algo impossível de acontecer. Afinal, a condição degenerativa que acomete o cérebro pode ter início a partir dos 30 anos de idade e é chamada de Alzheimer Precoce, possuindo alguns sintomas de alerta, além da perda de memória.

No entanto, em um artigo publicado para o site The Conversation, Mark Dallas, professor de Neurociência Celular da Universidade de Reading, na Inglaterra, pontuou que casos assim são mais raros. E que o Alzheimer tende a aparecer após os 50 anos de idade.

SINTOMAS DO ALZHEIMER EM JOVENS

- Dificuldade de atenção;

- Menor capacidade de gesticulação com as mãos;

- Perda de consciência espacial;

- Altos níveis de ansiedade.

Caso você apresente um ou mais desses sintomas com frequência, sendo jovem ou não, o ideal é procurar auxílio médico. Dessa maneira, um diagnóstico mais assertivo poderá indicar a necessidade de um tratamento.

ENTENDA A DOENÇA DE ALZHEIMER

No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas convivem com algum tipo de demência, segundo dados da Alzheimer’s Association. Além disso, a Organização Mundial da Saúde também aponta que no mundo são cerca de 50 milhões e que destes, 70% são diagnosticados com a Doença de Alzheimer. Apesar dos números alarmantes, há muitos esclarecimentos que precisam ser feitos sobre a doença.

"A evolução clínica pode variar dependendo do caso, mas, de modo geral, temos uma patologia lentamente progressiva, que evolui em anos e que leva a progressiva deterioração cognitiva, comportamental e, nos estágios finais, motora", explica o neurologista Leandro Teles, em entrevista ao Terra Você.

DE ONDE VEM O ALZHEIMER?

A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A doença instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES