Falta de sexo pode fazer mal à saúde? Veja o que dizem os especialistas

Quando feita de forma consensual e saudável, a prática sexual traz diversos benefícios para a saúde física e mental

Especialista explica sobre efeitos da falta de sexo | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Ausência de interesse sexual ou de libido, falta de oportunidade até por escolha própria. Esses são alguns fatores que podem levar a falta de sexo. Mas, sabendo que o sexo pode trazer vários benefícios para a saúde, já comprovados cientificamente, será que a abstinência sexual poderia trazer impactos negativos no corpo e na mente?

“O sexo faz parte das relações humanas, então é superimportante para a saúde física e emocional. Durante a relação sexual, o corpo libera endorfinas essenciais para o controle do estresse e para o relaxamento, além de melhorar o humor e fortalecer o sistema imunológico”, afirma a ginecologista e sexóloga Carolina Dalboni, em entrevista a CNN.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

A especialista explica que existem diversos estudos que relatam a relação entre a atividade sexual contínua e o fortalecimento do sistema imune, devido aos estímulos sensoriais que a prática oferece ao corpo. “Tudo isso sem contar que o sexo fortalece a relação interpessoal e a conexão com o parceiro. Então, para a saúde mental, principalmente, o sexo saudável é de extrema importância”, completa Dalboni.

Segundo Tamara W. Zanotelli, sexóloga e terapeuta sexual, quando há o orgasmo durante o sexo, os benefícios podem ser ainda maiores, o clímax pode ajudar no relaxamento e a promover um sono reparador.

“Durante a atividade sexual, o corpo libera hormônios como a endorfina e a serotonina, que promovem sensações de prazer e relaxamento e isso gera um bem-estar muito grande”, afirma, à CNN.

EFEITOS DA FALTA DE SEXO

Vale lembrar que, se a abstinência sexual for uma escolha da própria pessoa, é provável que não haja efeitos negativos na saúde mental. No entanto, quando a situação é outra, pode haver, sim, impactos negativos na saúde.

“Alguns estudos indicam que pessoas jovens que ficam de 20 a 30 dias sem sexo, aproximadamente, podem causar irritabilidade, nervosismo e ansiedade. Algumas pessoas também têm uma sensação de frustração importante que pode levar à depressão e à raiva. Então, é importante haver essa liberação de substâncias relaxantes que ocorre durante o sexo”, acrescenta.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES