SEÇÕES

Existe chá que melhora a inflamação intestinal? Veja quais podem aliviar o incômodo

Alguns chás podem ser aliados naturais no alivio dador abdominal, náusea, incômodo e diarreia ocasionados pela inflamação intestinal

Inflamação intestinal é um problema que gera desconforto | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A inflamação intestinal é uma doença que apresenta sintomas como dor abdominal, náusea, incômodo e diarreia. Essa condição é causada, geralmente, pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas. Mas será que existem chás eficientes no alívio dessa inflamação?

Segundo a especialista em comportamento alimentar, fisiopatologia humana e doenças autoimunes, Camila Pedrosa, alguns chás podem aliviar a tensão e incômodo da inflamação intestinal. 

CHÁ DE GENGIBRE 

O chá de gengibre é uma ótima opção para inflamações no estômago. Isso porque o gengibre é composto por propriedades antibacterianas, capazes de combater as bactérias causadoras da doença. A bebida atua também como anti-inflamatório ao proporcionar alívio para sintomas como dor abdominal e diarreia.

 “Esse chá também melhora a motilidade gastrointestinal, e isso é ótimo para minimizar as náuseas e vômitos”, afirmou a nutricionista.

CHÁ DE CAMOMILA

A camomila não apenas atua como um relaxador natural como possui propriedades anti-inflamatórias, que são capazes de reduzir a inflamação do intestino, gerando alívio da dor e demais desconfortos. Além de melhorar os espasmos musculares que, geralmente, agravam quadros de diarreias. 

HORTELÃ

Assim como o gengibre, a hortelã possui propriedades antibacterianas, fundamentais para o combate das bactérias responsáveis pela inflamação intestinal. Camila Pedrosa destaca também que o chá de hortelã é perfeito para aliviar náuseas e vômitos, visto que a planta contém propriedades antiespasmódicas.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Ao ingerir esses chás é preciso buscar primeiro a opinião médica para que a doença seja diagnosticada e o tratamento prescrito. De acordo com a especialista, é necessário ter cautela porque a fim de evitar que ocorra interação entre os chás e os medicamentos (isso afeta negativamente o tratamento).

Tópicos
Carregue mais
Veja Também