Exercícios mais intensos podem reduzir mortalidade, diz estudo

Especialista explica pesquisa populacional que relacionou atividade física intensa e volumosa a diminuição do risco de morte

Exercícios de alta intensidade | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Você sabia que maior intensidade e volume de atividade física estão associados a uma diminuição no risco de mortalidade? Foi isso que demonstrou um estudo populacional de adultos dos Estados Unidos, lançado em 5 de agosto de 2024. 

Os benefícios à saúde mostram que atividades de grande volume e/ou contínuos, quando se incluem atividades de maior intensidade, impactam diretamente para mortalidade por qualquer doença cardiovascular.

TREINAR MAIS EM MENOS TEMPO

Segundo o cardiologista Mateus Freitas Teixeira, esse impacto implica em uma tendência, às vezes vale mais treinar intenso e em menos tempo e ao contrário, uma vez que a redução da mortalidade é mais evidenciada.

“Vale a ressalva, que esse tipo de exercício deve obedecer às questões ortopédicas e, principalmente, à capacidade física de cada um. O que é intenso para um não é para o outro”, diz.

DESCOBERTAS QUE IMPACTAM A SAÚDE

As curvas de percentil do artigo, específicas de idade e sexo, informadas pela relação dose-resposta com mortalidade, permitem uma avaliação significativa da intensidade e volume de atividade física derivada de acelerômetros usados no pulso em todo o espectro de idade adulta.

Essas descobertas indicam a importância de investigar mais profundamente como diferentes padrões de exercícios impactam na saúde.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES