A alimentação é um dos principais pilares para a saúde e bem estar. É importante ter atenção com cada necessidade do corpo, e cada parte e suas especificidades. As artérias são uma delas. Em entrevista ao Metrópoles, a cardiologista Mariana Leite, o acúmulo de gordura na parte interna das artérias do corpo provoca a condição chamada aterosclerose.
“Um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença está nos hábitos de vida, entre eles, a alimentação”, explica Mariana.
Quanto aos alimentos que contribuem para obstruir as artérias, a cardiologista menciona o consumo de ultraprocessados, ricos em sódio, gorduras e açúcares. Ela argumenta que a ingestão dessas opções “tem sido cada vez maior como embutidos, fast-foods e biscoitos”.
MANTEIGA OU MARGARINA
Segundo a especialista, manteigas, margarinas, banha de porco e frituras também entram na lista dos alimentos que podem “entupir” as artérias por terem na composição alto teor de “gorduras saturadas e hidrogenadas”.
Além de afetar as artérias — vasos sanguíneos que têm a função de levar sangue do coração para os diferentes tecidos do corpo —, os alimentos citados elevam os níveis de colesterol LDL e triglicerídeos, possibilitando o aumento do risco de eventos cardiovasculares, como infarto do miocárdio e AVC, conforme sustenta a médica.