Estudo identifica sinal importante de doenças comuns no fígado

As doenças estão se tornando cada vez mais comuns, impulsionadas pelo aumento da obesidade e estilos de vida sedentários. Estima-se que 30% da população da América do Sul tenha problemas no fígado

Estudo relaciona hábito a doenças ruins no fígado | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um estudo feito na Universidade de Basileia, na Suíça, descobriu que pacientes diagnosticados com problemas de saúde ligados ao acúmulo de gordura no fígado têm pior qualidade do sono. Essas pessoas acordam mais vezes durante a noite e permanecem acordadas por mais tempo depois de irem para a cama.

O foco da pesquisa foram pacientes diagnosticados com esteatose hepática associada à disfunção metabólica (MASLD), ou com a forma mais grave de esteato-hepatite associada à disfunção metabólica (MASH), ou com MASH e cirrose.

As doenças estão se tornando cada vez mais comuns, impulsionadas pelo aumento da obesidade e estilos de vida sedentários. Estima-se que 30% da população da América do Sul tenha essas condições.

MASLD E MASH 

A MASLD e a MASH são caracterizadas pelo acúmulo de gordura no fígado, que pode resultar em inflamação e danos às células hepáticas. Pessoas com MASLD correm um risco maior de diabetes, carcinoma hepatocelular (o tipo mais comum de câncer de fígado), cânceres não hepáticos, doença renal crônica, perda muscular relacionada à idade e doença cardiovascular.

No artigo científico publicado na revista Frontiers in Network Physiology nessa terça-feira (3/12), os pesquisadores explicam que os sintomas de MASLD e MASH são silenciosos na fase inicial. Por isso, é importante ficar atento aos sinais.

CUIDE DO SEU FÍGADO

- Beba bastante água: já se hidratou hoje? Tomar água é fundamental para manter o funcionamento correto do corpo inteiro. Não economize nos copos d’água e tome pelo menos dois litros por dia.

- Evite consumir gordura e carboidratos em excesso: quando você exagera no consumo daquela picanha ou dos famosos fast foods, o seu fígado pode não dar conta de metabolizar todas as substâncias e reter toxinas.

- Evite consumir álcool: sim, você precisa apreciar com moderação se quiser ter um fígado saudável. O consumo excessivo de álcool pode levar ao desenvolvimento da cirrose hepática, por exemplo.O trânsito e o seu fígado agradecem!

- Faça atividades físicas regularmente: muitas pessoas associam a prática de exercícios físicos somente a fatores estéticos. Mas a verdade é que ela é fundamental para a nossa qualidade de vida. Praticar atividade física regularmente promove a redução da gordura visceral, que fica armazenada em volta dos órgãos e representa um grave risco para a saúde.

- Tenha uma alimentação equilibrada: E se ao invés de um pudim na sobremesa você desse prioridade a uma fruta deliciosa e fresca? Evitar alimentos ultraprocessados, ricos em sal e gordura e priorizar legumes e verduras é o melhor caminho para garantir um fígado saudável. 

- Evite a automedicação: não use medicamentos sem a prescrição de um médico. Embora algumas substâncias parecem inofensivas, a verdade é que elas podem apresentar dificuldades na metabolização, o que faz com que permaneçam por mais tempo circulando no organismo.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES