Estes 10 alimentos influenciam os níveis da sua pressão arterial

Especialista explica como o cuidado com a alimentação é importante para o controle da doença

Avalie a matéria:
Frutas são o indicado para o controle da pressão, diferente da cafeína | Reprodução/Internet

Os casos só aumentam! A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias. Segundo estudo realizado pelo Instituto Nacional de Cardiologia, baseado em dados do Ministério da Saúde, o número de brasileiros com problemas de pressão alta foi recorde em 2023, chegando a 28% da população.

O médico e professor Mauro Machado, em entrevista ao Terra, explicou que a pressão arterial elevada, se não controlada, pode levar a complicações graves, como doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

"Quando diagnosticado a pressão elevada, o paciente deve seguir o acompanhamento médico rigorosamente. Vale ressaltar que, tanto no tratamento quanto na prevenção, a prática de atividades físicas regulares e a alimentação saudável são fundamentais para o sucesso", explica.

ALIMENTOS BENÉFICOS

1. Frutas e vegetais: maçã, banana, laranja, espinafres e brócolis são ricos em potássio, um mineral que ajuda a regular a pressão arterial.

2. Grãos integrais: aveia, quinoa e arroz integral são fontes de fibras que contribuem para a redução da pressão arterial.

3. Peixes ricos em ômega 3: salmão, atum e sardinha são exemplos de peixes que contêm ácidos graxos, ômega 3, conhecidos por promover a saúde cardiovascular.

4. Nozes e sementes: amêndoas, nozes, sementes de abóbora e chia são fontes de gorduras saudáveis e minerais, como o magnésio, que ajudam a manter a pressão arterial sob controle.

5. Laticínios com baixo teor de gordura: leite desnatado e iogurte natural são fontes de cálcio e potássio, importantes para a saúde cardiovascular.

ALIMENTOS PARA EVITAR

1. Alimentos ultraprocessados e industrializados: fast food, salgadinhos, refrigerantes e alimentos embalados geralmente contêm altos níveis de sódio e de açúcares, o que pode contribuir para elevar a pressão arterial.

2. Carnes processadas: bacon, salsicha, presunto e carnes enlatadas são ricas em sódio e podem contribuir para o aumento da pressão arterial

3. Bebidas alcoólicas: o consumo excessivo de álcool pode levar à hipertensão. Portanto, é importante limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

4. Açúcares e doces: alimentos ricos em açúcares adicionados, como doces, bolos e refrigerantes, podem desencadear picos de açúcar no sangue, afetando indiretamente a pressão arterial.

5. Cafeína: embora em algumas pessoas a cafeína possa aumentar temporariamente a pressão arterial, seu efeito pode variar. É importante monitorar como seu corpo reage à cafeína e limitar o consumo, se necessário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES