Os casos só aumentam! A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias. Segundo estudo realizado pelo Instituto Nacional de Cardiologia, baseado em dados do Ministério da Saúde, o número de brasileiros com problemas de pressão alta foi recorde em 2023, chegando a 28% da população.
O médico e professor Mauro Machado, em entrevista ao Terra, explicou que a pressão arterial elevada, se não controlada, pode levar a complicações graves, como doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.
"Quando diagnosticado a pressão elevada, o paciente deve seguir o acompanhamento médico rigorosamente. Vale ressaltar que, tanto no tratamento quanto na prevenção, a prática de atividades físicas regulares e a alimentação saudável são fundamentais para o sucesso", explica.
ALIMENTOS BENÉFICOS
1. Frutas e vegetais: maçã, banana, laranja, espinafres e brócolis são ricos em potássio, um mineral que ajuda a regular a pressão arterial.
2. Grãos integrais: aveia, quinoa e arroz integral são fontes de fibras que contribuem para a redução da pressão arterial.
3. Peixes ricos em ômega 3: salmão, atum e sardinha são exemplos de peixes que contêm ácidos graxos, ômega 3, conhecidos por promover a saúde cardiovascular.
4. Nozes e sementes: amêndoas, nozes, sementes de abóbora e chia são fontes de gorduras saudáveis e minerais, como o magnésio, que ajudam a manter a pressão arterial sob controle.
5. Laticínios com baixo teor de gordura: leite desnatado e iogurte natural são fontes de cálcio e potássio, importantes para a saúde cardiovascular.
ALIMENTOS PARA EVITAR
1. Alimentos ultraprocessados e industrializados: fast food, salgadinhos, refrigerantes e alimentos embalados geralmente contêm altos níveis de sódio e de açúcares, o que pode contribuir para elevar a pressão arterial.
2. Carnes processadas: bacon, salsicha, presunto e carnes enlatadas são ricas em sódio e podem contribuir para o aumento da pressão arterial
3. Bebidas alcoólicas: o consumo excessivo de álcool pode levar à hipertensão. Portanto, é importante limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.
4. Açúcares e doces: alimentos ricos em açúcares adicionados, como doces, bolos e refrigerantes, podem desencadear picos de açúcar no sangue, afetando indiretamente a pressão arterial.
5. Cafeína: embora em algumas pessoas a cafeína possa aumentar temporariamente a pressão arterial, seu efeito pode variar. É importante monitorar como seu corpo reage à cafeína e limitar o consumo, se necessário.