SEÇÕES

Essas 2 ervas comuns ajudam a evitar inflamações que prejudicam as artérias

Não bastasse acrescentar sabores e aromas aos pratos, os temperos naturais incrementam as preparações com substâncias benéficas

Orégano fresco | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Os temperos naturais são conhecidos não só por acrescentarem sabores e aromas aos pratos, como também incrementarem as preparações com substâncias benéficas. Um estudo brasileiro, publicado em dezembro de 2024 no periódico científico International Journal of Gastronomy and Food Science, mostra que manjericão e orégano ajudam a reduzir a formação de compostos que estão por trás de processos inflamatórios capazes de prejudicar as artérias.

A engenheira de alimentos Vanessa Sales de Oliveira, da UFRRJe autora principal do trabalho explicou que "Eles são bastante utilizados Brasil afora e essa popularidade foi um dos fatores para a escolha (de estudá-los)”.

EFEITOS BENÉFICOS

Os efeitos protetores da dupla foram avaliados durante a preparação de omelete —outro alimento comum em todos os cantos no país. No laboratório da UFRRJ, a pesquisadora reproduziu o que se passa no cotidiano de qualquer cozinha. Foram testadas duas formas de preparo: uma de omelete feita em frigideira antiaderente, sem uso de óleo; e a outra em uma fritadeira a ar, a air fryer.

Para a nutricionista Gabriela Mieko, o estudo reforça a importância da utilização de temperos naturais. "Além de acrescentar essas substâncias protetoras, as ervas tornam a comida mais saborosa e atrativa", comentou.

ORÉGANO E MANJERICÃO 

O orégano é natural da costa mediterrânea e foi apelidado como "a alegria das montanhas" por crescer em lugares rochosos. Forma boa dupla com o azeite de oliva, pois em ambiente oleoso tanto seu gosto quanto seu aroma ficam mais pronunciados. Além de fazer bonito na omelete, combina com macarrão, pizzas e queijos, por exemplo.

O manjericão, vindo da Índia, também incrementa as mesmas preparações e ainda é estrela no molho pesto, que acompanha massas, grelhados, torradas e afins.

Ambos os temperos são encontrados frescos ou desidratados. No estudo, aliás, foram usadas as versões frescas e orgânicas. "Mas, para quem não tem acesso, há bons produtos disponíveis no mercado", comenta Saldanha. A dica da professora é optar por marcas conhecidas e atentar para o prazo de validade.

Leia Mais
Tópicos
Carregue mais
Veja Também