Especialista cita 5 dicas sobre a menopausa que toda mulher precisa saber

Ginecologista fala sobre um dos períodos mais marcantes da vida de uma mulher e como lidar com a mudança de hormônios

Avalie a matéria:
Mulher com calor | Reprodução/ Clínica Saute
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nossa vida é feita de fases. Para a mulher, uma dessas etapas é conhecida como menopausa. Esse é o período que marca o fim da vida reprodutiva feminina, dando início a um momento de novas descobertas e experiências. Contudo, muitas mulheres ainda buscam formas de lidar com essa fase mudanças hormonais de maneira mais saudável.

A menopausa pode acontecer em anos diferentes para cada mulher. No entanto, normalmente ela surge por volta dos 45 aos 55 anos, variando de acordo com o organismo. Quando ocorre antes, é chamada de menopausa precoce. Nesse caso, já é possível perceber os sintomas da menopausa aos 40 anos, por exemplo. 

"A menopausa é um marco do fim da nossa vida reprodutiva, mas não o fim da nossa vida produtiva com mulher no mundo. Nós podemos perder a quantidade de óvulos estrogênios suficiente para gerarmos um filho, mas temos potência para a gente o terço final das nossas vidas com muita sabedoria, alegria, satisfação e saúde", explica a genecologista e sexologista Dra. Ándrea Rufino. 

Portanto, é comum que junto a chegada da menopausa ocorra também a diminuição do estrogênio, fato que pode ser de grande impacto para muitas mulheres, e outros fatores como: calores, ressecamento vaginal, diminuição da libido, indisposição, fadiga, irritabilidade, dor nas articulações, aumento de peso e insônia, tornando a vida de cada mulher ainda mais desafiante.

Apesar da lista de condições que impactam a mulher nesse largo período, a ginecologista indica 5 hábitos essenciais para tornar a menopausa uma fase mais leve e saudável, sem tirar a qualidade de vida, entre eles estão: 

Alimentação- Uma das melhores maneiras de obter nutrientes é por meio da alimentação. Então, capriche em seus alimentos! A dica é investir em uma dieta bem variada, com poucos alimentos processados e mais “comida de verdade”. Faça pratos coloridos e busque o equilíbrio sempre que se alimentar. 

Atividades físicas- Vale ressaltar a importância das atividades físicas! Esse tipo de prática não pode ficar de fora do planejamento de uma mulher na menopausa. Além de ajudar no controle do peso, os exercícios ajudam a combater o estresse, permitem um maior equilíbrio dos hormônios e colaboram até para que você possa dormir melhor.

Regular o sal- O sal iodado, consumido com moderação (menos de 5 gramas por dia, segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde), é parte de uma dieta saudável, inclusive porque contribui para a prevenção da deficiência de iodo no organismo 

Diminuir o tabagismo e bebidas alcoólicas- Dois fatores de alerta geral, a ingestão em excesso de cigarros e álcool aumenta o risco de doenças, com ligações a certos tipos de cancro, problemas cardiovasculares, doenças hepáticas e outras preocupações. 

Higiene do sono- Como mencionado anteriormente, as atividades físicas são ótimas para ajudar na regulação do sono, principalmente se não forem praticadas durante a noite. E dormir bem é algo fundamental nesse período. Além de fazer exercícios, invista em uma boa higiene do sono. Ou seja: tente dormir e acordar sempre no mesmo horário e evite o uso de eletrônicos por cerca de duas horas antes de se deitar.

"A atenção é importante principalmente quando não recebemos ajuda para passar por essa transição menopausal com mais conforto e com mais acolhimento. O importante é não minimizar os sintomas da menopausa. Busque tratamento e acompanhamento especializado para que você possa desfrutar de mais saúde'', ressalta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES