Nossa vida é feita de fases. Para a mulher, uma dessas etapas é conhecida como menopausa. Esse é o período que marca o fim da vida reprodutiva feminina, dando início a um momento de novas descobertas e experiências. Contudo, muitas mulheres ainda buscam formas de lidar com essa fase mudanças hormonais de maneira mais saudável.
A menopausa pode acontecer em anos diferentes para cada mulher. No entanto, normalmente ela surge por volta dos 45 aos 55 anos, variando de acordo com o organismo. Quando ocorre antes, é chamada de menopausa precoce. Nesse caso, já é possível perceber os sintomas da menopausa aos 40 anos, por exemplo.
"A menopausa é um marco do fim da nossa vida reprodutiva, mas não o fim da nossa vida produtiva com mulher no mundo. Nós podemos perder a quantidade de óvulos estrogênios suficiente para gerarmos um filho, mas temos potência para a gente o terço final das nossas vidas com muita sabedoria, alegria, satisfação e saúde", explica a genecologista e sexologista Dra. Ándrea Rufino.
Portanto, é comum que junto a chegada da menopausa ocorra também a diminuição do estrogênio, fato que pode ser de grande impacto para muitas mulheres, e outros fatores como: calores, ressecamento vaginal, diminuição da libido, indisposição, fadiga, irritabilidade, dor nas articulações, aumento de peso e insônia, tornando a vida de cada mulher ainda mais desafiante.
Apesar da lista de condições que impactam a mulher nesse largo período, a ginecologista indica 5 hábitos essenciais para tornar a menopausa uma fase mais leve e saudável, sem tirar a qualidade de vida, entre eles estão:
Alimentação- Uma das melhores maneiras de obter nutrientes é por meio da alimentação. Então, capriche em seus alimentos! A dica é investir em uma dieta bem variada, com poucos alimentos processados e mais “comida de verdade”. Faça pratos coloridos e busque o equilíbrio sempre que se alimentar.
Atividades físicas- Vale ressaltar a importância das atividades físicas! Esse tipo de prática não pode ficar de fora do planejamento de uma mulher na menopausa. Além de ajudar no controle do peso, os exercícios ajudam a combater o estresse, permitem um maior equilíbrio dos hormônios e colaboram até para que você possa dormir melhor.
Regular o sal- O sal iodado, consumido com moderação (menos de 5 gramas por dia, segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde), é parte de uma dieta saudável, inclusive porque contribui para a prevenção da deficiência de iodo no organismo
Diminuir o tabagismo e bebidas alcoólicas- Dois fatores de alerta geral, a ingestão em excesso de cigarros e álcool aumenta o risco de doenças, com ligações a certos tipos de cancro, problemas cardiovasculares, doenças hepáticas e outras preocupações.
Higiene do sono- Como mencionado anteriormente, as atividades físicas são ótimas para ajudar na regulação do sono, principalmente se não forem praticadas durante a noite. E dormir bem é algo fundamental nesse período. Além de fazer exercícios, invista em uma boa higiene do sono. Ou seja: tente dormir e acordar sempre no mesmo horário e evite o uso de eletrônicos por cerca de duas horas antes de se deitar.
"A atenção é importante principalmente quando não recebemos ajuda para passar por essa transição menopausal com mais conforto e com mais acolhimento. O importante é não minimizar os sintomas da menopausa. Busque tratamento e acompanhamento especializado para que você possa desfrutar de mais saúde'', ressalta.