SEÇÕES

Empolgação demais é lesão na certa: veja os 4 erros comuns de quem começa a correr - Aumento de 109%

Apesar de novos e elaborados treinos ganharem fama de tempos em tempos, foi uma atividade simples e acessível que mais cresceu no Brasil em 2024: a corrida. - Aumento de 109%

Slide 1 de 5

Aumento de 109%

Siga-nos no

Apesar de novos e elaborados treinos ganharem fama de tempos em tempos, foi uma atividade simples e acessível que mais cresceu no Brasil em 2024: a corrida. Segundo dados do aplicativo Strava, o número de praticantes dessa modalidade aumentou impressionantes 109% no país. E não é por acaso.

A corrida oferece inúmeros benefícios: melhora da saúde cardiovascular, fortalecimento muscular, auxílio no controle de peso, alívio do estresse e prevenção de doenças crônicas. Mas é preciso cautela — especialmente para quem está começando. Isso porque, sem os devidos cuidados, a prática pode acabar resultando em lesões.

“Entre corredores iniciantes, as lesões mais comuns são musculares, edemas ósseos subcondrais e fraturas por estresse”, explica o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva, e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). “Muitas vezes, isso ocorre porque a pessoa realiza atividades de impacto sem preparo físico ou adaptação progressiva.”

Para começar a correr de forma segura, veja os principais erros que iniciantes cometem — e como evitá-los:

Slide 1 de 5
Carregue mais