Emagrece ou prejudica a saúde? Veja o que acontece quando você pula o café da manhã

Conhecido como a “refeição mais importante do dia”, o café da manhã pode ou não estar em dietas alimentares, principalmente nas de quem quer emagrecer

Café da manhã | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

“Refeição mais importante do dia”. O café da manhã é amplamente conhecido assim. No entanto, essa não é uma verdade universal, já que em muitas dietas e rotinas alimentares ele acaba sendo esquecido - principalmente por quem deseja emagrecer. Afinal, pular o café da manhã é mesmo um aliado da perda de peso ou ele é indispensável para uma alimentação saudável?

PULAR O CAFÉ DA MANHÃ FAZ MAL?

Após um estudo realizado pela Escola de Medicina Icahn, nos Estados Unidos, foi descoberto que deixar de tomar o café da manhã pode comprometer o sistema imunológico. As consequências são maiores chances de infecções, doenças cardíacas e até mesmo câncer.

"Há uma consciência crescente de que o jejum é saudável e, de fato, há evidências abundantes dos benefícios do jejum. Nosso estudo fornece uma palavra de cautela, pois sugere que também pode haver um custo para o jejum, que acarreta um risco à saúde", diz o principal autor da pesquisa, Filip Swirski, em comunicado.

JEJUM E O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Para chegar a essa conclusão e entender como o jejum afeta o sistema imunológico, os cientistas analisaram dois grupos de camundongos. Um deles tomou café da manhã logo após acordar, enquanto o outro não fez a refeição.

Ao examinar os exames de sangue dos dois grupos, os pesquisadores notaram que o número de monócitos (glóbulos brancos produzidos na medula óssea responsáveis por defender o organismo de corpos estranhos) caíram drasticamente nos camundongos em jejum após quatro horas de experimento.

RESULTADOS

Os pesquisadores constataram ainda que há regiões específicas do cérebro responsáveis pela resposta dos monócitos durante o jejum. Porém, pular a primeira refeição do dia causa um estresse no cérebro, que muda o curso comum desses glóbulos brancos.

"Como essas células são tão importantes para outras doenças, como doenças cardíacas ou câncer, é fundamental entender como sua função é controlada", finaliza o pesquisador.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES