Montar um plano alimentar não é uma tarefa simples — exige atenção à saúde do paciente e até pequenas mudanças podem influenciar sua situação financeira. Mas a boa notícia é que não é necessário seguir uma dieta mirabolante para emagrecer. Muitas vezes, boas alternativas estão ao nosso alcance no dia a dia. Pensando nisso, aqui vão três bons motivos para adicionar a chia à sua alimentação.
Riqueza
“A chia auxilia na perda peso por ser um alimento rico em fibra. Essa fibra tem a capacidade de absorver água transformando em um gel, aumentando a saciedade, retardando a digestão dos carboidratos e sendo uma aliada na redução da carga glicêmica da refeição”, garante a nutricionista Renata Branco em entrevista para o Sport Life.
A sua saúde também agradece
O uso moderado dessa semente pode trazer diversos benefícios para a saúde. Porém, em caso de dúvidas, é sempre importante seguir a orientação de um profissional, garantindo que sua saúde não seja prejudicada. “Ajuda no trânsito intestinal e melhorando a prisão de ventre. Rica em ômega 3, essa gordura previne doenças cardiovasculares, regula a pressão sanguínea e aumenta a fluidez sanguínea e evita o aumento da pressão arterial”, completa Renata.
Ajuda a emagrecer
“A chia é uma semente rica em gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, que ajuda a manter a saúde intestinal. Também é rica em fibras, que forma uma espécie de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e prolongando a saciedade. É uma ótima opção para ajudar no emagrecimento”, admite em diálogo com Sport Life a nutricionista do Hospital Universitário Cajuru Francielle Gouveia.
Versatilidade
“Podem ser usadas na sua forma natural, em iogurtes, com frutas, na massa de pães e bolos, ou na forma de farinha, que pode ser usada em sucos, vitaminas e panquecas, por exemplo”, conclui Francielle.
Com informações do Sport Life Brasil