É isso que acontece com o corpo quando se come muitos ultraprocessados
- Desregulam hormônios
O impacto desse tipo de item no organismo é capaz de afetar diretamente a saúde. Entenda o que exatamente acontece com o corpo em uma dieta de ultraprocessados
- Desregulam hormônios
Alimentos como biscoitos recheados, refrigerantes, embutidos e refeições prontas já fazem parte da rotina de milhões de brasileiros. Segundo um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), quase 20% da ingestão calórica dos brasileiros vem de alimentos ultraprocessados. Esses alimentos, são fórmulas industriais feitas de ingredientes refinados com aditivos, como corantes, aromatizantes e emulsificantes. Mesmo fazendo parte da rotina alimentar de muitos, a ingestão desses produtos pode ser prejudicial para o organismo.
Especialistas alertam que, a curto prazo, essas opções podem desregular os hormônios da fome e da saciedade, o que pode afetar a saúde reprodutiva e metabólica de forma alarmante. Esses efeitos ocorrem mesmo sem excesso de calorias e estão associados a um maior risco de depressão e doenças crônicas.