A testosterona é o hormônio masculino que atua em diferentes funções do corpo e uma das mais buscadas é o ganho de massa muscular. E há uma forma de conseguir esse efeito sem precisar recorrer a substâncias anabolizantes, o caminho mais seguro é a alimentação. Existem algumas alimentos que ajudam a aumentar a testosterona e possibilitam que a pessoa faça uma dieta anabólica.
Chamamos de dieta anabolizante aquela que consegue um aumento significativo de massa muscular. Essa é uma escolha para se manter longe de substâncias perigosas, excluindo esteroides anabolizantes. Afinal, com os alimentos pró-hormonais é possível progredir o ganho de massa magra, força e impedir a estagnação dos resultados.
“Uma boa dieta é fundamental para qualquer indivíduo que pratica musculação, pois evita que o corpo entre no estado catabólico, ou seja, passe a utilizar a massa magra como energia. Porém, melhorar o estado anabólico vai além: certos nutrientes são capazes de estimular a produção endógena, ou seja, natural, de testosterona, GH e outros hormônios anabólicos, beneficiando o desenvolvimento físico sem oferecer maiores riscos à saúde”, diz o nutricionista esportivo William Ribeiro, ao Sport Life.
Nutrientes da dieta anabólica e em quais alimentos encontrar
O zinco e magnésio são dois destes componentes que ajudam a aumentar a massa muscular, eles trazem como resultado o estímulo da produção de testosterona. Eles podem ser encontrados em alimentos como arroz integral com feijão preto, castanhas do Pará, amêndoas, vegetais folhosos verde-escuros, peixes, ostras, fígado e ovos.
A alcina é outro componente importante nesse processo, ele ajuda a aumentar a secreção de testosterona, além de inibir o cortisol, conhecido como hormônio do estresse, que prejudica o ganho de massa muscular. A alcina pode se encontrada facilmente em alimentos como alho, cebola, cebolinha e alho poró.
A bromelina é uma enzima que contribui para o aumento da libido e está relacionada ao estímulo sexual, fazendo aumentar a liberação de testosterona. Ela pode ser encontrada na banana e no abacaxi. Já o boro e vitaminas do complexo B, também importantes para a produção de testosterona, podem ser encontrados na maçã, no mel, na manteiga de amendoim, na batata, no abacate, na batata doce e nas carnes.