A diabetes neonatal surge precocemente na vida. Algumas das alterações genéticas afetam a forma como a insulina é libertada pelo pâncreas. Algumas pessoas ainda produzem a sua própria insulina, pelo que podem ser tratadas com comprimidos que ajudam as células do pâncreas a libertar insulina.
A diabetes do jovem adulto, ou Mody, surge mais tarde na vida e está associada a alterações genéticas. Existem várias alterações genéticas, com algumas afetando a forma como as células do pâncreas detectam o açúcar e outras afetando o desenvolvimento do pâncreas.
A diabetes tipo 3c é diferente. É causada por danos no pâncreas. Pessoas com câncer pancreático, por exemplo, podem desenvolver diabetes após a remoção de partes do pâncreas. Também pode se desenvolver após pancreatite (inflamação do pâncreas).
Pessoas com fibrose cística também correm um risco maior de desenvolver diabetes. É a chamada diabetes relacionada à fibrose cística. O risco aumenta com a idade e é muito comum, com cerca de um terço das pessoas com fibrose cística desenvolvendo diabetes aos 40 anos.