Quando se fala em emagrecimento e perda de gordura, aquela que fica localizada na barriga é uma das mais indesejadas e que mais se busca eliminar. No entanto, essa não é uma tarefa fácil. Para ajudar nesse processo, existem muitos suplementos que prometem facilitar a eliminação dessa gordura. Mas eles cumprem o que prometem?
Antes de adentrar no assunto, vale ressaltar que, com ou sem atividade física, não há como eliminar gordura de forma localizada (apenas com procedimentos cirúrgicos, mas isso é assunto para uma outra matéria). Ou seja, não podemos dizer ao nosso corpo de qual parte ele deve eliminar gordura. Se quisermos secar a barriga, teremos que perder gordura no corpo todo.
Suplementos ajudam?
Existem alguns suplementos que podem ajudar a emagrecer, mas vale lembrar que nenhum produto tem o poder de sozinho fazer você emagrecer. Para que esse processo seja bem sucedido, é necessário que haja a adoção de uma alimentação saudável e ainda a prática regular de atividade física. Só assim haverá uma perda real e saudável de medidas. Duas boas opções de suplementos para esse fim são a cafeína e a L-carnitina.
Uma das funções da L-carnitina é estimular o corpo a queimar mais gordura. Com essa suplementação, o organismo tem maior afinidade de utilização de ácidos ácidos graxos (triglicerídeos) como fonte de energia em relação aos carboidratos. O corpo pode poupar o suprimento de glicogênio do fígado, ao queimar triglicerídeos, e usar em outras necessidades do corpo.
Essa suplementação permite que o possa queimar maior quantidade de gordura, faça maior economia de glicogênio e aumente a resistência, por causa do processo metabólico do uso de gordura como fonte de combustível. Estudos revelam ainda que a L-carnitina oral diminui a massa gorda, aumenta a massa muscular e reduz a fadiga, o que pode contribuir para a perda de peso.
Cafeína
Já a cafeína é um composto que está presente em muitos suplementos e tem alguns efeitos que de forma indireta podem ajudar a perder peso. Ela contribui para aumentar de forma temporária o metabolismo e a queima calórica, o que pode resultar em uma maior queima de gordura. A cafeína também é capaz de aumentar a energia e melhorar o desempenho físico. Isso ajuda você a se exercitar de forma mais intensa e duradoura, o que também ajuda na queima de calorias.