Perna formigando, tudo fica dormente e bate o desespero! Já passou por isso? Se você ficar por muito tempo com suas pernas cruzadas, apoiadas de forma incorreta ou na mesma posição, a sensação de dormência ou formigamento ocorrerá devido à compressão de algum nervo, ou a dificuldade na circulação sanguínea.
Por isso, trouxemos hoje para você um papo saúde com o fisioterapeuta osteopata Dr. Alexandre Mota, sobre as causas e o que fazer para aliviar esse incômodo repentino muito comum nas pessoas.
O QUE CAUSA A DORMÊNCIA?
Segundo o especialista, a dormência está geralmente relacionada com os nervos ou com a circulação. Há vários desequilíbrios que podem causar essa condição na perna: tensões na coluna, na pelve, na perna e até lesões como artrose, inflamações no nervo ciático ou hérnia de disco.
“Dependendo da causa, algumas posições podem aumentar a compressão no nervo ou no vaso sanguíneo. Um exemplo muito comum é a pessoa ficar sentada com uma carteira no bolso de trás, isso aumenta a compressão e irritação do nervo ciático”, explica.
SINTOMAS ALÉM DO FORMIGAMENTO
A dormência pode vir acompanhada de dor, queimação, formigamento, sensação de choque e até falta de força. O fisioterapeuta explica que ela pode aumentar a intensidade e a duração ou até evoluir para falta de força, que é um sinal de perigo para problemas nos nervos.
EXERCÍCIOS PARA ALIVIAR
Dr. Alexandre também reforça que a pessoas que sofre com a dormência frequente busque um fisioterapeuta osteopata para equilibrar as tensões do corpo e tratar as compressões. Bem como um neurologista e um angiologista devem ser consultados para verificar os nervos e a circulação.
“Mudar de posição com frequência também pode evitar a compressão de nervos, principalmente para quem passa o dia sentado. A movimentação das pernas e intervalos para caminhadas ajudam a melhorar a circulação”, afirma o osteopata.
Acompanhe abaixo algumas dicas do Dr. Alexandre para aliviar a sensação de forma prática.