O chocolate é uma das paixões mais comuns quando o assunto é doce. Muito versátil e podendo assumir diversas formas e sabores, durante a páscoa seu consumo é ainda mais intenso. Porém, em alguns casos é comum haver dúvidas quanto a sua interferência na saúde, esse é o caso de quem sofre com hipertensão.
Eflausina Veloso é hipertensa e afirma que cortou o consumo de chocolate da sua dieta por receio de dificultar ainda mais sua condição. Alcino Sá, cardiologista e especialista em hipertensão afirma que essa é uma das principais dúvidas que surge em seu consultório nesta época do ano.
O cardiologista explica que o consumo do chocolate por quem sofre de hipertensão pode ser benéfico, quando feito conscientemente. A especificação recomendada é que o doce tenha altos níveis de concentração de cacau, com uma porcentagem de 70 a 100%.
“Existem diversas pesquisas que mostram que o consumo diário de chocolate pode reduzir a pressão arterial em até 4,5 ou 5 milímetros de mercúrio na pressão arterial”, conta o médico.
Ele conta que não é possível responder sobre a quantidade recomendada especificamente porque existem pesquisas com quantidades variadas, mas deve-se ter em mente que o consumo excessivo leva ao ganho de peso, que é maléfico para a hipertensão.
“Então, o ideal é haver um equilíbrio para evitar essa situação, mas conseguir ter uma dieta gostosa e que reduza a pressão arterial”, encerra Alcino Sá.
Por: Assislene Carvalho