SEÇÕES

Conheça o sinal inofensivo que pode aumentar risco de Alzheimer em 70% - É possível prevenir o Alzheimer?

Estudo com mais de 350 mil pessoas indica que picos de glicose duas horas após as refeições podem elevar em até 69% a probabilidade de desenvolver Alzheimer - É possível prevenir o Alzheimer?

Slide 4 de 4

É possível prevenir o Alzheimer?

Siga-nos no

Na prática, não existe uma prevenção absoluta, mas alguns estilos de vida podem ajudar a reduzir o risco. A médica deixou algumas recomendações.

Atividade física regular

A prática regular de exercícios é uma das estratégias mais consolidadas de proteção cerebral. Caminhar, nadar, dançar ou praticar artes marciais ajudam a melhorar a circulação, preservar a memória e a atenção, além de estimular a plasticidade cerebral.

Estimular o cérebro

O cérebro precisa ser desafiado para manter sua vitalidade. Ler com frequência, aprender um novo idioma e resolver problemas de raciocínio são formas simples de estimular a mente e retardar o desgaste natural das células.

Convívio social

O mesmo vale para as relações sociais. A solidão prolongada tem sido identificada como um fator de risco relevante para diversas doenças, enquanto o convívio social positivo e regular exerce um efeito protetor.

Alimentação saudável

A alimentação é outro pilar fundamental. Dietas ricas em legumes, verduras, frutas, peixes, azeite e oleaginosas estão associadas a um menor risco de demência.

“No caso do Alzheimer, para o qual ainda não existe cura, não falamos de uma prevenção absoluta, mas da possibilidade de minimizar o risco e atrasar a progressão da doença por meio de mudanças ativas no estilo de vida”, concluiu Tânia.

Carregue mais