Conheça o sinal inofensivo que pode aumentar risco de Alzheimer em 70%
- Como prevenir e minimizar a progressão da doença
Estudo com mais de 350 mil pessoas indica que picos de glicose duas horas após as refeições podem elevar em até 69% a probabilidade de desenvolver Alzheimer
- Como prevenir e minimizar a progressão da doença
Em comunicado, a médica clínica geral Tânia Lima falou sobre a doença, formas de prevenção e como é possível minimizar sua progressão.
“Existem doenças que tornam a pessoa mais vulnerável e comprometem sua capacidade de regeneração. Diabetes tipo 2, obesidade, hipertensão arterial e outras patologias cardiovasculares estão entre as mais comuns, com impactos na saúde cognitiva”, afirmou.
A má qualidade do sono e alguns transtornos mentais, como ansiedade e depressão, também estão entre os fatores de risco associados. A poluição atmosférica pode desencadear processos inflamatórios, enquanto o tabagismo pode fragilizar e reduzir a vitalidade do cérebro.
“É importante lembrar que o Alzheimer não tem cura. Os tratamentos atuais apenas atenuam os sintomas ou retardam a progressão da doença. A prevenção passa pelo reconhecimento de que estilos de vida saudáveis podem adiar ou até reduzir o risco de desenvolvimento do Alzheimer.”