Conheça a fruta ácida que faz milagres pelo seu intestino

Ela contribui para o aumento do bom colesterol e redução do mau colesterol ruim, proporcionando um efeito cardioprotetor que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares

Intestino | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O arando é uma fruta com forte ação antibacteriana que impedem o desenvolvimento de bactérias na bexiga, sendo indicado para prevenir e tratar infecções urinárias. Mais conhecido como cranberry, essa fruta pode ser encontrada na sua forma natural em alguns mercados e feiras.

"Os extratos de cranberry [arando] estão repletos de compostos chamados polifenóis e de fibras conhecidas como oligossacarídeos, que são fundamentais para revitalizar as bactérias intestinais", afirma a nutricionista Thaiz Brito, ao Metrópoles. 

BENEFÍCIOS 

A especialista refere que a presença dos polifenóis produz uma ação antioxidante. Ou seja, contribui para a diminuição dos radicais livres associados ao envelhecimento precoce das células. Quanto aos fruto-oligossacarídeos presentes na fruta, afirma que ajudam a manter uma boa frequência intestinal. Além disso, "as fibras ajudam na saciedade e a controlar a glicemia", acrescenta. 

Esta fruta conta ainda com variadas vitaminas, minerais e alguns compostos bioativos. "Contém proantocianidinas, flavonoides, antocianidinas, taninos e ácidos fenólicos."

Aando ou cranberry. Reprodução.

PREVINE INFECÇÕES 

Esses benefícios têm a capacidade de prevenir infecções urinárias como a cistite. Ao mesmo jornal, a ginecologista Marcelle Domingues Thimoti diz que o arando contém uma substância chamada proantocianidina. 

"Como a fruta tem a característica de ser antioxidante e também de impedir que as bactérias se liguem no aparelho urinário, já existem estudos iniciais que sugerem que o arando pode ajudar a prevenir infeções fúngicas, como a candidíase."

A fruta também contribui para o aumento do bom colesterol e redução do mau colesterol ruim, "proporcionando um efeito cardioprotetor que pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e angina".

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES