Você sabia que o alho pode ter um papel crucial na prevenção do câncer de intestino? Após estudos científicos, pesquisadores descobriram que o consumo regular desse alimento comum está relacionado a uma menor incidência da doença, especialmente em pessoas com menos de 70 anos.
O alho é conhecido por suas propriedades que fortalecem o sistema imunológico, mas sua influência vai além dos resfriados, podendo contribuir para a prevenção de doenças graves.
COMO O ALHO PODE REDUZIR O RISCO DE CÂNCER
Considerado um grande tempero nas receitas gastronômicas do dia a dia, o alho contém compostos bioativos, como a alicina, que combatem os radicais livres e inibem o crescimento de células cancerígenas.
O estudo, publicado no European Journal of Medication, envolveu pacientes que participaram de programas de rastreamento de câncer de intestino.
Aqueles que consumiam alho com regularidade mostraram uma redução no risco de desenvolver a doença. Esse efeito foi mais notável entre indivíduos saudáveis e pacientes com adenomas, que são lesões precursoras do câncer.
SINAIS DO CÂNCER NO INTESTINO
- Dor abdominal;
- Sangue nas fezes;
- Perda de peso inexplicável;
- Fadiga;
- Alteração do hábito intestinal (diarreia e/ou prisão de ventre);
- Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas);
- Massa (tumoração) abdominal.
COMO INCLUIR O ALHO NA ALIMENTAÇÃO?
Ele pode ser consumido cru, em saladas, ou cozido em diversas receitas. A recomendação é usar alho fresco, pois ele mantém suas propriedades ativas.
Adicionar alho a molhos, sopas e refogados aumenta o valor nutricional das refeições, promovendo não apenas a saúde intestinal, mas o bem-estar geral.