Comer de madrugada: conheça os danos terríveis que esse hábito pode causar

Algumas pessoas costumam sentir fome durante a noite e até acordam na madrugada para se alimentar, mas isso pode trazer algumas consequências indesejadas

Comer de madrugada pode causar danos à saúde | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Algumas pessoas costumam sentir fome durante a noite e até acordam na madrugada para se alimentar. O médico clínico e que atua em endocrinologia, Yago Fernandes, explica que esse hábito pode ser sintoma da Síndrome do Comer Noturno (SCN), que pode estar associada a uma diminuição calórica significativa, que costuma acontecer durante o sono.

“Essas pessoas têm fome durante o dia, mas passam o dia todo sem comer nada ou apenas uma refeição. Porém, no final da tarde ou à noite, comem grandes quantidades. Piora quando começa a cair o sol. Essa síndrome tende a ser desencadeada pelo estresse e pelo aumento do cortisol”, explica o profissional para o blog Eu Atleta.

Comer de madrugada faz mal? Atrapalha o sono?

O especialista afirma que comer de madrugada atrapalha o sono, e ter uma noite de sono ruim pode trazer uma série de danos para a saúde física e mental. Dormir mal causa sonolência ao longo do dia, perda de memória e causa irritabilidade, depressão e ansiedade, além de diminuição da libido. Já para a saúde do corpo os prejuízos são ganho de peso, queda da imunidade, favorece o desenvolvimento de hipertensão arterial e problemas vasculares, dentre outros.

Existem ainda aquelas pessoas que não comem de madrugada, mas acabam se alimentando muito tarde e isso também é prejudicial, principalmente às primeiras horas de sono. É importante ressaltar ainda que alguns alimentos devem ser evitados no período da noite, principalmente aqueles que têm muita gordura ou contêm cafeína.

“Alguns alimentos podem dificultar a pegar no sono e prejudicar a sua qualidade. Por isso, devemos evitar comer à noite alimentos que sejam estimulantes e calóricos. Esses alimentos aumentam o metabolismo basal e fazem o organismo gastar mais energia para digeri-los, aumentando o cortisol e diminuindo a melatonina. É importante evitar alimentos com cafeína, presente no café, chá mate e refrigerantes, canela, gengibre e pimenta, que são termogênicos, doces em geral, carne vermelha, massas, pizza, pastéis e frituras”, afirma Yago.

Comer de madrugada engorda?

Yago afirma que se alimentar no período da madrugada contribui para o aumento de peso. “Estudos mostram que quando os alimentos são consumidos fora do seu ritmo (horário) normal, o corpo fica predisposto a armazenar essas calorias como gordura, ao invés de queimá-la como energia. Os alimentos são processados de forma diferente ao longo do dia. Isto acontece devido às mudanças de temperatura do corpo, reações bioquímicas, níveis hormonais e atividade física. Além do ganho de peso, o comer noturno aumenta o risco de Doença do Refluxo Gastroesofágico, pode levar ao agravamento de distúrbios alimentares, perturbação no sono e prejuízo na memória e aprendizado.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES