Combate à dengue: hidrate-se e evite estes alimentos para uma recuperação rápida

Especialista alerta sobre desidratação e o risco de açúcares e alimentos gordurosos na recuperação da dengue

Imagem ilustrativa de combate à dengue | Reprodução/Ministério da Saúde
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em tempos de cuidado redobrado com a saúde, principalmente em relação à epidemia da dengue, buscar por opções mais saudáveis no dia a dia é essencial. Além de um tratamento médico adequado, manter a hidratação em dia e saber quais alimentos são melhores ou piores no cardápio, ajudam em uma rápida recuperação por parte do paciente.  

A nutricionista Carol Caldas, em entrevista ao Terra, afirma que alimentos gordurosos, como frituras, devem ser evitados nesse período porque podem ser difíceis de digerir e piorar os sintomas gastrointestinais, como náuseas e vômitos, comuns durante a dengue.

RISCOS EM INDUSTRIALIZADOS 

Doces, refrigerantes, sucos industrializados e outros alimentos com alto teor de açúcar refinado também devem ficar de fora do cardápio, pois podem levar a picos de glicose no sangue, seguidos por quedas bruscas, o que pode levar à fadiga e desequilíbrios nos níveis de energia.

"Comidas muito condimentadas ou picantes podem irritar o estômago e causar desconforto digestivo, especialmente quando o sistema digestivo já está comprometido durante a dengue", aponta a nutricionista.

A profissional ainda ressalva que alimentos como salgadinhos, processados e enlatados também não são indicados porque geralmente contêm altos níveis de sódio, podendo aumentar a retenção de líquidos e a pressão arterial, algo que não é ideal durante a dengue, principalmente para pessoas que já sofrem com um quadro de saúde delicado.

Importância da hidratação

Segundo a nutricionista, a hidratação é essencial para pacientes com dengue por várias razões. Primeiramente, a doença frequentemente causa febre alta, sudorese e vômitos, levando à perda significativa de líquidos e eletrólitos do corpo. Por isso, manter-se bem hidratado ajuda a repor esses fluidos perdidos e a manter o equilíbrio hídrico do organismo.

Além disso, a desidratação pode levar o paciente a complicações graves, como insuficiência renal e choque hipovolêmico (essa situação faz com que o coração deixe de bombear sangue para o corpo), especialmente em casos mais graves de dengue. Portanto, uma boa hidratação pode ajudar a prevenir essas complicações.

"Um corpo bem hidratado é essencial para um sistema imunológico saudável. Durante a dengue, quando o sistema imunológico está lutando contra o vírus, a hidratação adequada pode fortalecer as defesas do corpo e ajudar na recuperação mais rápida", completa.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES