Colesterol alto pode aumentar o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Afinal, o acúmulo de gordura dificulta o fluxo de sangue no organismo, o que danifica a saúde não só do coração, mas do corpo em geral.
O ortopedista Julian Machado, em entrevista ao Metrópoles, explica que um sinal de colesterol alto pode ser notado nas pernas e pés e, que poder ser comum pessoas com altos níveis de colesterol LDL apresentarem cãibras e inchaços nos pés.
“O estreitamento dos vasos causado pelo acúmulo de gordura pode provocar queda no suprimento de oxigênio e de nutrientes, por isso esses sintomas”, explicou Julian Machado, em entrevista anterior ao Metrópoles.
PROBLEMA SILENCIOSO
Apesar de muito perigoso, o colesterol alto não costuma apresentar sinais nos primeiros estágios. A cardiologista Érica Renata explica que, muitas vezes, o quadro ocasiona a doença arterial periférica, que leva a vários problemas nos membros inferiores.
“O indivíduo pode apresentar dor, fadiga e cansaço nos pés, devido à má circulação sanguínea provocada pelo excesso de gordura no sangue. Os pés e as pernas podem apresentar claudicação intermitente, que é a dor durante a caminhada suficiente para fazer a pessoa parar”, detalhou a cardiologista.
POR QUE O COLESTEROL FICA ALTO?
– Causas genéticas;
– Condições que, quando não controladas, levam ao aumento do colesterol, como, por exemplo, algumas doenças renais, hipotireoidismo, obesidade e diabetes;
– Alimentação inadequada, com alta ingesta de gorduras saturadas;
– Sedentarismo;
– Alcoolismo.
COMO REDUZIR O COLESTEROL?
O Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue dos Estados Unidos (NIH) indica que mudanças no estilo de alimentação, na frequência de exercícios e o uso de medicações diminuem os níveis de colesterol ruim no corpo.
Alimentos fritos, chocolates, margarinas e biscoitos costumam ter gordura saturada ou trans e, por isso, precisam ser evitados. Enquanto isso, nozes e óleos vegetais tem as chamadas gorduras boas e são indicados para quem está com colesterol alto.