Ovos inteiros com casca
Carregue mais
Congelar alimentos é um hábito comum na rotina de quem busca praticidade e economia. O freezer ajuda a prolongar a validade e evita o desperdício em muitos casos. No entanto, nem tudo reage bem às baixas temperaturas.
Alguns alimentos sofrem mudanças profundas quando são congelados e descongelados. A textura se perde, o sabor muda e, em certas situações, o consumo pode até se tornar inseguro. Por isso, saber o que não deve ir ao freezer faz toda a diferença na cozinha.
Congelar ovos crus com casca é um erro comum. Isso acontece porque o líquido dentro do ovo se expande com o frio, podendo rachar a casca. Com isso, o alimento fica exposto a bactérias e perde a segurança para o consumo.
Mesmo ovos cozidos ainda com casca podem sofrer alterações ao serem congelados. A textura da clara muda e o resultado final costuma ser pouco agradável.
Se houver necessidade de congelar ovos, o ideal é quebrá-los antes. Gemas e claras podem ser levemente batidas e armazenadas em potes bem fechados, sempre identificados com a data.
Para o uso cotidiano, ovos frescos devem ser mantidos na geladeira. O melhor lugar é a parte interna, onde a temperatura é mais estável, e não a porta.