SEÇÕES

Chicletes podem ficar no estômago por até sete anos? Especialistas explicam

Três ou mais chicletes por dia podem causar obstrução intestinal, especialmente em crianças e bebês, mas esses casos são raros

Supostos males de engolir chiclete | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Você já ouviu falar sobre os supostos males de engolir chiclete? Um dos mitos mais populares diz que a goma de mascar permanece no estômago por até sete anos. No entanto, segundo especialistas em gastroenterologia, essa informação não passa de um mito, provavelmente criado para evitar que crianças exagerassem no doce.

A ingestão acidental não representa perigo na maioria dos casos. Pesquisas apontam que o chiclete engolido passa pelo estômago, chega ao intestino e é eliminado inalterado nas fezes. No entanto, a ingestão frequente ou em grande quantidade pode, sim, trazer riscos.

Chicletes (Foto: Reprodução)

Segundo os profissionais, engolir três ou mais chicletes por dia pode causar obstrução intestinal, especialmente em crianças e bebês, que têm o sistema digestivo mais sensível. Esses casos são raros, mas exigem atenção.

Em pessoas com problemas no trato gastrointestinal, como torções, inflamações ou alterações na motilidade do intestino, o risco é maior. A recomendação é procurar atendimento médico se houver dor abdominal após a ingestão, ou se a pessoa tiver condições clínicas prévias.

Um exemplo é a doença de Crohn, que causa inflamações e estreitamentos intestinais. Pacientes com essa condição seguem dietas com baixo teor de resíduos e devem evitar alimentos como frutas cruas, sementes, pipoca e também chicletes.

Ingestão de chicletes faz mal? (Foto: Reprodução)

Para os especialistas, o chiclete só representa um perigo real se a pessoa tiver o sistema digestivo comprometido, como nos casos de cirurgias gástricas, especialmente por câncer. Nessas situações, o trato digestivo pode estar reorganizado, dificultando a eliminação da goma.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também