Chia é aliada no emagrecimento? Descubra como consumir de forma correta

Apesar de pequena, ela concentra inúmeros nutrientes e pode trazer muitas vantagens para a saúde. No entanto, a semente precisa estar associada a um plano alimentar equilibrado

Chia | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Um superalimento! Assim pode ser considerada a semente de chia. Apesar de pequena, ela concentra inúmeros nutrientes e pode trazer muitas vantagens para a saúde – fibras, proteínas, cálcio, fósforo, zinco e ômega-3. Além de ser acessível e versátil no cardápio. 

É por isso que muita gente anda apostando no item para tudo, desde melhorar o funcionamento do intestino até ajudar a segurar a fome. Além disso, andam dizendo por aí que a chia emagrece. Basta uma rápida pesquisada no TikTok, por exemplo, que você vai encontrar um monte de receitas prometendo verdadeiros milagres com relação à redução de gordura e à diminuição dos quilos na balança. 

ELA CONTRIBUI PARA O EMAGRECIMENTO, MAS NÃO SOZINHA

Sozinha, a chia não é capaz de nos fazer emagrecer. Afinal, o que vai ajudar mesmo é a velha junção de hábitos como alimentação saudável, prática de exercícios físicos, controle do estresse e sono de qualidade. Mas, então, para que ela serve?

A nutricionista Clariana Colaço, em entrevista ao Boa Forma, explicou que a chia é uma semente riquíssima em fibras, ômega-3, proteínas e minerais, como cálcio, ferro, magnésio, potássio e zinco.

“Também é rica em vitaminas do complexo B. Pode ser consumida em saladas, frutas, lácteos, pães e bolos. Além de super saudável e versátil, ela dá sabor e textura aos alimentos”, diz.

BENÉFICA E INDICADA

“As vitaminas e minerais em conjunto aumentam a imunidade, disposição e saúde como um todo. Todos são super oxidantes, promovendo a renovação celular. Além disso, o complexo B contribui para a beleza das unhas, cabelo e pele”, explica a especialista.

Ou seja, o alimento é muito benéfico, mas nunca de forma isolada. A chia naturalmente tem fibras que facilitam o funcionamento do intestino, por exemplo, mas sozinha não faz milagres. 

COMO CONSUMIR A CHIA?

A chia é fácil de ser inserida na alimentação diária, pois é um ingrediente versátil. A semente pode ser consumida junto a sucos, iogurtes e com outros alimentos, como saladas, pães e bolos, além de receitas como smoothies, pudim, mingau e barrinhas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES