Camarão pode piorar quadros inflamatórios? Entenda os riscos para a saúde

Este fruto do mar é contraindicado para pacientes em pós-operatório ou com quadros de infecção, pois dificulta o processo de cicatrização

Avalie a matéria:
Imagem ilustrativa de camarão | Reprodução/Internet

Você provavelmente já ouviu falar que não é aconselhável consumir alguns tipos de alimentos após a realização de uma tatuagem ou piercing, o camarão é um dos principais a ser evitados. Por mais que o hábito de comer crustáceos seja benéfico à saúde, ainda é preciso tomar cuidados para evitar maiores riscos.

Isso ocorre porque, ainda que ele e outros alimentos remosos estejam presentes no cardápio diário de muitos brasileiros, o consumo sem moderação pode ter um impacto negativo no organismo - inclusive facilitando o surgimento de uma inflamação ou piorando um quadro já existente.

ALIMENTOS REMOSOS

O alimento remoso é aquele rico em proteína e gordura animal e vegetal, açúcares e sal, que é potencialmente prejudicial à saúde, já que o excesso de seu consumo pode exacerbar o processo inflamatório. São exemplos desse tipo de alimento os ultraprocessados, caranguejos, moluscos e ovos.

"Após a ingestão do alimento remoso, a proteína e a gordura entram na corrente sanguínea e invadem as células responsáveis pelas reações alérgicas. A reação de defesa é imediata, ou seja, os anticorpos atacam os invasores com disparos de histamina, que provoca coceira e inflamação", explica a nutricionista Ana Luisa Duque Vieira, em entrevista ao Minha Vida Alimentação. 

Por dificultarem o processo de cicatrização, os alimentos remosos são contraindicados para a dieta de pacientes em pós-operatório, com quadros de infecção ou inflamação, que apresentem alergia ao alimento ou que fizeram tatuagem ou piercing recentemente.

O consumo do camarão não é indicado para quem está passando por quadros de cicatrização. Foto: Internet

O PROBLEMA É O EXCESSO

Segundo a especialista, o excesso de alimentos remosos pode desencadear: coceira, diarreia, intoxicação, processos inflamatórios crônicos. Em função disso, o camarão pode ser bastante tóxico para a saúde do organismo, desencadeando processos inflamatórios e podendo atrapalhar cicatrizações.

Quanto maior o consumo de camarão e, por consequência, a piora do quadro inflamatório, o excesso de produção de colágeno pode aumentar o risco de desenvolvimento de queloide, uma cicatriz que ultrapassa as barreiras da pele.

QUAIS SÃO OS OUTROS ALIMENTOS REMOSOS?

Além do camarão, existem diversos outros alimentos que devem ser evitados para evitar piora no quadro inflamatório. São eles:

- Carnes de porco

- Carne de capivara

- Carne de pato

- Carne processada (presunto, linguiça, salame, salsicha, mortadela)

- Bebidas alcóolicas

- Refrigerante

- Mariscos

- Caranguejo

- Doces, especialmente chocolate ao leite



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES