O colágeno, dentre outras funções, é responsável por prevenir o envelhecimento da pele. Ele é produzido pelo corpo, mas também pode ser reforçado a partir do consumo de alguns alimentos que são fontes de proteínas. A partir dos 30 anos de idade, a produção do colágeno pelo corpo começa a diminuir, tornando ainda mais necessária sua manutenção por meio da alimentação.
A nutricionista Angéli Marques Golfetto, em entrevista ao Eu Atleta, afirma que antes de recorrer A suplementos, é importante optar por uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável. Para ajudar na hora da escolha dos principais alimentos fonte de colágeno ou que contribuem para estimular sua produção pelo organismo, a profissional preparou uma lista do que incluir na alimentação.
A gelatina é um dos alimentos indicados pela nutricionista. Ela comenta que ela é retirada de cartilagens, pele e ossos de animais, como porcos e bois, e é uma importante fonte de colágeno. Ela comenta ainda que as opções de maior qualidade e mais benéficas são aquelas sem corantes ou aromatizantes, e podem ser utilizadas em receitas.
Frango e miúdos
O frango é outra dica da nutricionista para quem busca alimentos ricos em colágeno. Segundo a profissional, a cartilagem do osso do frango possui aproximadamente 90% de proteínas. Destas, 35% são colágeno. Devido a isso, muitos suplementos de colágeno usam o frango como fonte de aminoácidos. O pé de galinha também é uma boa opção.
Os alimentos chamados miúdos também são uma das dicas da nutricionista. Um dos principais exemplos é o fígado, que é rico em cobre e ferro, que é importante para a produção de energia e defesas antioxidantes. O cobre é importante ainda para a atividade da lisil oxidase, uma enzima envolvida na ligação cruzada do colágeno e elastina.
Frutas
As frutas cítricas são fonte de vitamina C e facilitam a síntese do colágeno. A nutricionista aconselha as pessoas a apostarem em opções como laranja, acerola, limão e abacaxi. Já as frutas vermelhas são ricas em cianidina e vitamina C, que são antioxidantes que combatem os radicais livres.
Outras fontes
Golfetto cita ainda como importantes fontes de colágeno a clara de ovo, o mocotó, a carne vermelha, caldo de ossos, leguminosas como feijão e lentilha, brócolis, folhas verde-escuras, soja, aveia, sementes de linhaça e chia, azeitona e até água, que hidrata e melhora a elasticidade da pele. “Nem todas as fontes de colágeno são de origem animal. Hoje há até suplementos de origem vegana. Mas o colágeno é mais biodisponível em alimentos de origem animal, sendo absorvido mais rapidamente. Isso não quer dizer que a dieta vegana ou vegetariana não tenham fontes boas, mas que será preciso consumi-las em quantidade um pouco maiores”, afirma a nutricionista.