Alívio rápido! 3 dicas de como acabar com fungos nas unhas rapidamente

Essa infecção pode afetar mais alguns grupos, como idosos; tratamento deve ser feito à risca e pode levar até 1 ano, mas há alternativas

Micose nas unhas | Reprodução/Internet
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Conhecida como micose de unha ou onicomicose, a presença de fungos nas unhas é uma infecção que pode trazer uma série de problemas para a saúde das unhas dos pés e das mãos. Por isso, é essencial saber como acabar com fungos nas unhas rapidamente para começar a resolver o problema com agilidade.

Os sintomas da presença de fungos nas unhas podem ser muitos. Além disso, a presença desse tipo de micose pode afetar grupos específicos, como pessoas com diabetes não controlada, idosos e pessoas com mais de 40 anos, além daquelas com doenças que comprometem a imunidade, como câncer, ou que utilizam antibióticos com frequência.

SINTOMAS DE FUNGOS NAS UNHAS

- Descolamento da borda da unha;

- Presença de áreas ocas na unha, com acúmulo de fungos, bactérias e queratina, que adquirem cores esbranquiçadas ou amareladas;

- Espalhamento dessas áreas pela unha ou para unhas de um ou mais dedos;

- Cores de unhas opacas;

- Unhas quebradiças e frágeis, que esfarelam ou mesmo podem sair com facilidade;

- Deformidades na superfície da unha;

- Maior espessura da unha;

- Dores;

- Mau cheiro;

- Presença de material por baixo da unha, similar a uma massa.

3 DICAS DE COMO ACABAR COM FUNGOS NAS UNHAS RAPIDAMENTE

1- Medicamentos antifúngicos: após consulta com dermatologista, é provável que o profissional realize a indicação de uma série de medicamentos que tenham propriedades antifúngicas.

Geralmente é indicado utilizar pomadas e loções, bem como esmaltes como o ciclopirox olamina e a amorolfina. Comprimidos também podem ser receitados, como a terbinafina ou itraconazol. O tratamento pode ser prolongado, levando entre 6 meses a 1 ano.

2- Laser: os profissionais de dermatologia também podem indicar o uso de laserterapia, especialmente em situações crônicas nas quais a micose surge com recorrência. Assim, o fungo é eliminado com os raios infravermelhos do laser, o que pode aumentar a eficácia do tratamento.

3- Remoção da unha: em situações graves, o médico dermatologista também pode recomendar a remoção da unha comprometida pelos fungos e o uso de medicação no local para a recuperação da área e eliminação dos causadores da micose.

Ainda existem opções de tratamento caseiras para a micose de unha, que geralmente evitam o surgimento de bactérias, como água-oxigenada e vinagre. Porém, essas alternativas podem funcionar melhor se combinadas ao uso de medicamentos indicados por dermatologistas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES