O ácido hialurônico se tornou o queridinho de quem não abre mão de uma rotina de cuidados com a pele do corpo e do rosto. E, depois desse sucesso todo, agora é possível encontrá-lo em produtos para o skincare íntimo. Mas, afinal, porque ele também ganhou espaço no mercado de produtos de cuidados com a região íntima?
O farmacêutico Marcos Cruz, em entrevista ao Terra, explica que pesquisas mostram que esse ingrediente, além de interferir especialmente na região das rugas e linhas de expressão, ele também consegue reter uma grande quantidade de água nas células. Isso traz como resultado uma hidratação potente na pele da região íntima.
Como funciona o ácido hialurônico no skincare íntimo?
O ácido hialurônico é uma molécula com propriedades de hidratação potente e deriva de um açúcar que nós possuímos de forma natural no nosso corpo. Sobre a presença em produtos cosméticos para regiões íntimas, Cruz explica que a ideia é proporcionar a essa região uma umectância que possibilite a sensação de umidificação permanente.
Ele afirma ainda que isso pode ajudar a resolver ou amenizar a falta de lubrificação íntima em quem enfrenta esse problema. "Há muitas pessoas que se queixam de pouca lubrificação natural nas regiões íntimas. Então a escolha de produtos com esse propósito proporciona um momento de mais conforto e prazer", afirma ele.
"Assim como tudo em nosso corpo vai passando por transformação, isso acontece também com a pele, que vai perdendo a hidratação natural no decorrer dos anos", completa. O farmacêutico lembra ainda que, pelo fato de o ácido hialurônico ser um componente que já existe em nosso organismo, ele não corre o risco de rejeição pela pele, quando aplicado.
Mesmo com essa boa aceitação pelo nosso organismo, o profissional aconselha que o paciente procure uma consulta com profissionais da saúde, antes de começar a usar o produto cosmético. Afinal, só esses profissionais serão capazes de fazer uma indicação correta para cada pessoa, de acordo com cada caso.