Seja como bolo, acompanhada de um café ou como complemento no almoço. Estamos falando da batata-doce, um alimento nutritivo e versátil que pode ser preparado de diversas formas, contribuindo como uma adição valiosa e deliciosa a qualquer dieta, e promovendo uma alimentação equilibrada e saudável.
8 MOTIVOS PARA INCLUIR A BATATA-DOCE NO CARDÁPIO
1. Fonte de fibras: a batata-doce contém fibras que auxiliam na digestão e no trânsito intestinal, além de ajudar a prevenir a constipação. "[As fibras] favorecem o trânsito do intestino, já que eles exercem função importante na formação do bolo fecal e na manutenção da flora intestinal", acrescenta a nutricionista Ronimara Santos, em entrevista ao Terra.
2. Promove a saúde da pele: os antioxidantes presentes na batata-doce contribuem para uma pele saudável, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce. Segundo a nutróloga Dra. Marcella Garcez, os antioxidantes na dieta podem desempenhar um papel importante na prevenção do envelhecimento da pele e anexos cutâneos.
“Eles são compostos que ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, moléculas instáveis que podem causar estresse oxidativo, que está associado ao envelhecimento prematuro da pele e a uma variedade de problemas dermatológicos", explica.
3. Fortalece o sistema cardiovascular: a batata-doce fornece minerais como potássio e manganês, fundamentais para o sistema cardiovascular. Isso porque ajuda a regular a pressão arterial, o ritmo cardíaco e auxilia no bom funcionamento dos músculos e nervos.
4. Promove a recuperação muscular: como fonte de carboidratos complexos, a batata-doce fornece energia de forma mais duradoura, e o potássio auxilia na recuperação muscular e na reposição de glicogênio. "Após o término do exercício, há a necessidade da ingestão de carboidratos para a reposição de glicogênio muscular e hepático", afirma a Dra. Marcella Garcez.
5. Auxilia na perda de peso: as fibras presentes na batata-doce promovem saciedade, ajudando a controlar o apetite, enquanto seu índice glicêmico mais baixo - quando comparado a outros carboidratos - auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue, o que pode ser benéfico para o controle de peso.
"As fibras proporcionam maior saciedade e fazem com que o esvaziamento gástrico seja feito em um maior tempo. Assim, a sensação de fome demora a surgir e, consequentemente, pode levar a uma menor ingestão alimentar", afirma a nutricionista Roberta Stella.
6. Propriedades anti-inflamatórias: a batata-doce contém vitamina C e betacaroteno, os quais possuem propriedades anti-inflamatórias que podem auxiliar na redução das inflamações pelo corpo e na proteção do organismo.
"A vitamina C atua diretamente nas nossas células de defesa e ajuda a combater os microrganismos causadores de doenças, fortalecendo nossos anticorpos", acrescenta a farmacêutica Luciana Rocha.
7. Apoia a saúde mental: nutrientes como o magnésio e a vitamina B6 presentes na batata-doce podem ajudar a melhorar o humor e a função cerebral. O magnésio desempenha um papel importante na regulação dos neurotransmissores, enquanto a vitamina B6 faz parte da sintetização de neurotransmissores como a serotonina, essencial para o bem-estar emocional e cognitivo.
8. Ajuda a regular o açúcar no sangue: a presença de fibras solúveis e o baixo índice glicêmico da batata-doce ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, o que permite uma liberação mais lenta e estável de glicose na corrente sanguínea, ajudando a evitar picos de açúcar após as refeições. Dessa maneira, este alimento pode ser benéfico para pessoas com diabetes.