Além de manter uma rotina de treinos regulares, prestar atenção no que você come também é muito importante para o ganho de massa muscular. Afinal, a nutrição adequada é indispensável para que o corpo tenha os nutrientes necessários para reparar os tecidos. Desse modo, não podemos esquecer da importância da proteína, essencial para a construção dos músculos.
Em entrevista ao Terra, a engenheira de alimentos Ana Rachel Bernardes explica que é necessário garantir uma ingestão adequada de proteínas, distribuídas ao longo do dia, para otimizar a síntese proteica. “Além disso, não devemos negligenciar os carboidratos complexos, que são cruciais para fornecer energia durante os treinos e promover a recuperação muscular”, afirma.
FOCO NO OBJETIVO
Para quem pretende desenvolver mais os músculos, saiba que o mais recomendando é ter uma ingestão diária de 1,2 a 2 gramas de proteína por quilograma de peso corporal. Contar com a ajuda de um profissional pode ajudar a personalizar o seu plano alimentar, fazendo com que ele esteja alinhado com as suas necessidades específicas.
De acordo com Bernardes, se engana quem pensa que a proteína vem apenas de alimentos como carne magra, peixe, ovos, laticínios e frango, já que existem diversas outras alternativas.
5 ALIMENTOS RICOS EM PROTEÍNAS
Soja: além de ser rica em proteínas vegetais, a soja oferece gorduras insaturadas saudáveis, ferro, vitamina K e fósforo à nossa saúde.
Feijão: o feijão é um alimento que faz parte da rotina de muitas pessoas por aí. Ele é fonte de proteínas, fibras, vitaminas B, magnésio, fósforo e ferro.
Grão-de-bico: apesar de sua proteína ser considerada de qualidade inferior à de origem animal, o grão-de-bico pode contribuir significativamente para a construção muscular. Ele também é rico em carboidratos e fibras.
Amendoim: o amendoim é considerado um alimento calórico, porém, se consumido com moderação, ele pode desempenhar papéis significativos no desenvolvimento muscular. É rico em proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos.
Arroz integral: embora proporcione menos proteínas que outras fontes, o arroz integral é uma ótima fonte de carboidratos complexos, que ajudam a ter mais disposição e energia na hora de praticar atividades físicas. A nutricionista afirma que consumir alimentos saudáveis ricos em carboidratos antes do treino pode melhorar o desempenho e os resultados obtidos.