Fatores como sol em excesso, tabagismo e até a genética são os mais conhecidos quando se fala em causas para o envelhecimento da pele. No entanto, eles não são os únicos, existem vários outros que não são tão conhecidos e acabam passando despercebidos, mas que podem influenciar de forma significativa na qualidade da pele.
De acordo com a cirurgiã plástica e idealizadora do podcast "O segredo da Longevidade", Elodia Avila, esses outros fatores podem ser considerados inimigos da longevidade saudável. "Os aspectos mais famosos são os que têm mais atenção e, por isso, as pessoas costumam ter mais cuidado com eles, porém os que não são tão conhecidos te envelhecem sem você perceber, então, a informação é a chave", explica.
Luz eletrônica
O primeiro deles é a luz eletrônica, ou luz azul, que é aquela das telas de celular, televisões e computadores. "Ela está relacionada a diversas patologias como melasma, envelhecimento precoce e câncer de pele. A exposição a esse tipo de radiação pode desencadear ou piorar doenças dermatológicas e o surgimento de manchas escuras principalmente no rosto", explica a dermatologista Mônica Aribi, em entrevista ao Terra. O uso de protetor solar, principalmente com cor, diminuição do tempo de tela e o uso de ativos antioxidantes são alguns cuidados necessários, nesses casos.
Estresse
Os estresse é algo que traz inúmeros prejuízos à saúde, inclusive a da pele. De acordo com Elodia, ele causa a liberação de hormônios como o cortisol, que contribui, quando em excesso, para a quebra do colágeno, além de comprometer o sistema imunológico e aumentar o risco de problemas cardiovasculares.
Banho com água muito quente
Em dias frios, os banhos quentes são um conforto do qual a maioria das pessoas não abre mão, mas é preciso ter cuidado com os excessos, pois isso traz inúmeros prejuízos à pele. "Se, com uma certa frequência, você toma banho em uma água excessivamente quente, saiba que esse hábito pode afetar a barreira cutânea, estimulando a desidratação, interferindo na proteção contra doenças, alterando o pH da pele, e favorecendo o envelhecimento precoce", alerta a cirurgiã plástica.
Insônia
Uma noite bem dormida faz bem à saúde de modo geral, inclusive para a saúde da pele. A médica especialista em estética, saúde e bem-estar, Kelly Pico, explica que, enquanto as pessoas dormem, o corpo produz hormônios reparadores fundamentais para a regeneração celular, a hidratação, a regulação da produção de colágeno e a manutenção dos tecidos da pele. "A insônia tem se tornado cada vez mais comum, e isso é um grande problema, já que dormir bem é fundamental para a pele. O famoso ‘sono da beleza’ não é um mito", completa Elodia.