Durante o sono o nosso organismo realiza diversas funções extremamente importantes para o equilíbrio corporal e a manutenção da saúde. Então dormir bem não é uma forma para apenas descansar o corpo e a mente. Também envolve saúde, conforto e bem-estar, sendo muito importante investir em qualidade nesse momento. E o ambiente em que a pessoa dorme é primordial para que o organismo obtenha o resultado necessário.
De acordo com o fisioterapeuta do sono, Antônio José Passos, o ambiente do quarto é determinante para a qualidade do nosso sono. “Ele tem que ter temperatura adequada, nem muito quente e nem muito frio. A iluminação também tem grande influência sendo que luzes em tom azul atrapalham a liberação de melatonina, hormônio do sono”, explica o especialista.
O fisioterapeuta também alerta para o cuidado com o uso excessivo de aparelhos que podem atrapalhar o sono. “O silêncio também tem fator essencial, os eletrônicos como tv, celular, tablet, entre outros, acabam por afastar o sono do paciente e seu parceiro. Eles devem ser evitados na hora de se preparar para dormir”, acrescenta.
Além de questões que influenciam na qualidade do ambiente, como luminosidade, ruídos e temperatura, o especialista explica que o material usado para acomodar a pessoa na hora de dormir também se torna fundamental. Esse cuidado deve passar por uma escolha criteriosa de cada detalhe, como o melhor colchão, o travesseiro e a cama em si.
“O colchão terá de ser o mais confortável ao paciente de acordo com seu gosto. A posição do travesseiro terá de ficar em um ângulo no qual o pescoço não fique lateralizado, flexionado ou estendido. Também é recomendável o uso de outro travesseiro entre as pernas.
E uma última dica é evitar camas altas demais, nesse caso, para diminuir o risco de acidentes com quedas”, diz Antônio.