O fígado, como qualquer outro órgão, merece cuidado para que continue desempenhando bem suas funções, que são extremamente importantes para o bom funcionamento do corpo. Ele desempenha inúmeras funções diferentes, como a de digestão, metabolização, remoção de toxinas e armazenamento de nutrientes.
Se o fígado não está funcionando bem, o funcionamento do corpo ficará prejudicado, facilitando o aparecimento de doenças, como gordura no fígado ou esteatose hepática, as hepatites A, B e C, a cirrose e até mesmo o câncer de fígado. Por isso, é necessário que tenhamos algumas cuidados para evitar esses tipos de problema. Mas poucas pessoas sabem quais são os hábitos que podem prejudicar a saúde deste órgão.
Para ajudar, nós trouxemos alguns deles. O primeiro deles é o consumo de bebida alcoólica, hábito que está intimamente ligado a problemas no fígado, quando ingerido em excesso. Nesse caso, a bebida pode causar inflamação, morte das células do órgão, conhecido como cirrose, e doença hepática. O segredo é beber com moderação.
Gordura e açúcar
Manter uma dieta rica em gordura saturada ou rica em açúcar traz inúmeros prejuízos e isso não é segredo para ninguém. E o fígado é mais um dos prejudicados pelo consumo excessivo destes alimentos. Quanto mais alimentos gordurosos, como carne vermelha, frituras, embutidos, mais o fígado fica sobrecarregado e mais ele precisa trabalhar. O consumo de frutas e verduras é uma alternativa, elas são fontes de fibras e dificultam a absorção de gorduras e açúcar.
Tomar analgésicos regularmente
Embora tenham sido feitos para aliviar dores no corpo e pareçam completamente inofensivos, esses remédios podem trazer graves danos ao fígado. Um deles é o Paracetamol, que é encontrado facilmente em farmácias, mas que pode causar lesão hepática quando ingerido em altas doses. É importante estar atento a isso, pois o dano pode se agravar e, nestes casos, a única opção para garantir a sobrevivência do indivíduo será o transplante de fígado.
Fazer uso de suplementos
Os suplementos dietéticos e nutricionais, assim como os medicamentos, só devem ser consumidos com a orientação de um profissional especialista no assunto. Eles são capazes de aumentar a produção de algumas enzimas no fígado e podem ser perigosos para a saúde deste órgão, segundo alertaram pesquisadores de instituições da Espanha e América Latina. O uso de medicamentos para emagrecer também só deve ser feito com orientação profissional.