Você já deve ter ouvido que a falta de vitaminas essenciais pode gerar diversos problemas para o corpo, como incômodos. Um exemplo comum é a anemia por deficiência de ferro, que provoca sintomas como cansaço extremo, palpitações e falta de ar. No entanto, existe outro tipo de anemia menos conhecido, que pode afetar diretamente a boca.
Essa condição é a anemia causada pela deficiência de folato ou vitamina B12, que resulta na formação de glóbulos vermelhos anormalmente grandes e incapazes de cumprir suas funções corretamente.
SINTOMAS
Segundo o Serviço Nacional de Saúde (NHS), citado pelo Huffpost, esse tipo de anemia pode causar úlceras na boca e, em alguns casos, "língua dolorida ou vermelha". Já os especialistas da Cleveland Clinic, um prestigiado centro médico acadêmico, afirmam que o sentido do paladar também pode ser prejudicado.
Além desses sintomas, a deficiência de vitamina B12 pode levar a dores de cabeça, indigestão, palpitações, perda de apetite, problemas de visão, diarreia e dificuldades de memória, compreensão e discernimento.
PREVENÇÃO E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Dieta recomendada: muitos tipos de anemia não podem ser evitados, mas uma dieta equilibrada pode prevenir a anemia por deficiência de ferro e a anemia por deficiência de vitaminas. Veja onde encontrar esses nutrientes:
Ferro: disponível em carnes vermelhas, aves, feijão, lentilhas, cereais fortificados, verduras verde-escuras e frutas secas.
Folato e ácido fólico: presentes em frutas, verduras verde-escuras, ervilhas, amendoim e produtos de grãos enriquecidos, como pães e cereais.
Vitamina B12: encontrada em carnes, laticínios, cereais e produtos de soja.
Vitamina C: ajuda na absorção de ferro pelo organismo, encontrada em frutas cítricas, brócolis, tomates, morangos e goiabas.