Segundo a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias, a mudança se dá por conta do desabastecimento temporário do imunizante
Além do reforço para crianças de 3 e 4 anos, no Teresina Shopping será dada a dose de reforço das crianças de 5 a 11 anos.
Para receber a vacina contra a covid-19, é preciso apresentar um documento de identificação com foto e CPF ou cartão do SUS
FMS disponibilizará vacinas no Terminal do Itararé, Terminal Bela Vista e Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus Pirajá.
Do total de doses aplicadas no sábado (18), 3.206 foram aplicadas em pontos drive thru e 3.270 em Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Estão previstos quatro dias de drive thru e vacinações por agendamento, que estará disponível a partir dessa sexta-feira (17).
Os imunizantes estarão disponíveis nos cinco pontos de drive thru que já estão administrando dose de reforço até sexta-feira.
Idosos com idade de 70 anos, imonossuprimidos e profissionais da saúde podem realizar o agendamento nesta quarta-feira (27).
Segundo o órgão, nova medida é para adequação da logística do trabalho das equipes de vacinadores.
De acordo com FMS, o número é maior que o da vacinação do estado, que atualmente contabiliza 35,70% de piauienses.
Desse total, de acordo com o painel, 586.573 foram aplicadas como primeira dose, 322.065 como segunda e 12.612 como dose única
Teresina abre hoje, às 16 horas, agendamento para a população de 20 e 21 anos que ainda não tomou a primeira dose. Já às 18 horas, para os jovens de 22, 23 e 24 anos.
Dados da Sesapi aponta que 23.510 pessoas já receberam a primeira dose de vacina contra a Covid-19.
Os imunizantes serão distribuídos pelo Governo Estadual para imunização em primeira e segunda doses.
A nova remessa de imunizantes possibilitará que a cidade avance no calendário de vacinação contra a Covid-19, passando a vacinar o público de 25 anos.
Gestantes, lactantes e puérperas com mais de 18 anos com bebês lactentes até seis meses podem agendar a primeira dose.
As doses serão aplicadas no próximo sábado (14) e segunda-feira (16) em 14 locais de vacinação.
Para avançar a vacinação de acordo com a estimativa populacional, seria necessário receber por semana 40 mil doses.
O processo pode ser feito através do site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/.
A justificativa é que o quantitativo de doses enviado atualmente para a capital é insuficiente para a demanda, o que impede o avanço da campanha de vacinação em Teresina.
A data foi decidida levando em consideração a data de recebimento da primeira dose do público de 64 anos e o prazo de três meses para recebimento da segunda.
O MP-PI recomendou que para a pessoa que recusar a vacina, fique impedida de agendar nova vacinação por determinado período, ou que seja reposicionada ao final da fila de vacinação.
Para esta etapa, serão utilizados os quatro imunizantes disponíveis no Brasil: a nova vacina da Janssen, que requer apenas uma dose; além da Astrazeneca, Pfizer e Coronavac.
A ação no Mercado Central acontece até a sexta-feira (25), e a estimativa é que cerca de 1000 pessoas sejam imunizadas apenas neste local.
Na próxima segunda-feira (07), 13 pontos de drive thru estarão abertos para a imunização do público de 56 a 59 anos das 9h às 17h.