Teresina recebe 40 mil doses de vacinas contra Covid-19 após pedido da PMT

A nova remessa de imunizantes possibilitará que a cidade avance no calendário de vacinação contra a Covid-19, passando a vacinar o público de 25 anos.

ío | io
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Teresina recebeu na tarde desta quarta-feira (18), 40 mil doses de vacinas da Pfizer, enviadas pelo Ministério da Saúde. Pedidos de doses extras já haviam sido protocolados pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), com a justificativa de que o quantitativo de doses enviadas seria insuficiente em comparação com a demanda, o que impedia o avanço da campanha de vacinação na capital do Piauí. 

Diante disso, a nova remessa de imunizantes possibilitará que a cidade avance no calendário de vacinação contra a Covid-19, passando a vacinar o público de 25 anos. Para o prefeito de Teresina, o Ministério da Saúde tenta corrigir as distorções que ocorriam na distribuição proporcional de vacinas para a cidade.

Teresina recebe 40 mil doses de vacinas contra Covid-19 após pedido da FMS (Divulgação/ Sesapi)

“Em relação às outras capitais e até outras cidades do Piauí, Teresina estava recebendo bem menos doses do que o normal. Acreditamos que após o nosso pedido, o Ministro Marcelo Queiroga corrigiu as distorções. Esperamos avançar e baixar ainda mais a faixa etária na capital”, disse o gestor. 

De acordo com a FMS, as solicitações realizadas levavam em consideração o status de Teresina como referência para o atendimento de média e alta complexidade para os demais municípios do Piauí e dos estados vizinhos, Maranhão, Pará e Tocantins. Além disso, a presença da nova variante delta no Maranhão e Ceará gerou um alerta na rede de saúde local, ainda mais após um caso suspeito em Teresina. 

Para avançar a vacinação em Teresina, de acordo com a estimativa populacional, seria necessário receber, por semana, 40 mil doses. A estimativa do órgão é que Teresina tenha atualmente uma média de 15 mil pessoas por faixa etária entre 30 e 40 anos. Dados do IBGE revelam que um total de 448.982 pessoas têm acima de 18 anos na capital (idade com direito à vacina atualmente). 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES