O Secretário de Saúde do Estado do Maranhão, Carlos Lula, concedeu uma entrevista exclusiva ao programa Ronda Nacional na Rede Meio Norte, no início da tarde desta segunda-feira, 11 de maio, sobre a atual situação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus no Estado, que já vive o Lockdown em alguns municípios.
“A medida não vai ter consequência essa semana, e sim, nas próximas semanas. De todo modo, é muito importante que consigamos essa diminuição de circulação no transporte e de pessoas na cidade”, disse o secretário.
Outro ponto da entrevista foi a taxa de ocupação dos leitos de UTI no Estado. A taxa de ocupação da rede estadual para o tratamento da Covid-19 em São Luís segue se aproximando da totalidade e a capital maranhense está bem próxima de um colapso. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a taxa agora na cidade é de 97,81%.
No último domingo (10), o governo do estado publicou um decreto em que obriga os hospitais privados da Região Metropolitana de São Luís e de Imperatriz a informarem detalhes sobre a taxa de ocupação de leitos. A intenção é utilizar possíveis leitos livres pela rede estadual se necessário.
Atualmente, dos 183 leitos de UTI da rede estadual, exclusivos para tratamento da Covid-19, apenas quatro estão livres na capital maranhense. Esses dados foram divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde na noite deste domingo (10) e um novo boletim vai ser divulgado na noite desta segunda-feira (11).