“Quando você ver um município que tem uma Secretaria de Mulheres, as políticas para as mulheres conseguem avançar. Quando não tem, não há essa visibilidade e diálogo dentro do município”, é o que diz Zenaide Lustosa, secretária de Estado das Mulheres, no Quadro “Ronda Mulher, Amar é Respeitar”, no programa Ronda Nacional, da Rede Meio Norte, apresentado por Silas Freire, que foi ar nesta quarta-feira (31).
O quadro vai ao ar toda quarta-feira, ao vivo e com especialistas, a fim de debater o assunto para que a população possa se conscientizar e diminuir os casos de agressão e feminicídio no Piauí. No programa de hoje, as convidadas Zenaide Lustosa, secretária de Estado das Mulheres, e a Dra. Natália Matos, Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher estiveram presentes.
Questionada sobre o aumento do número de mulheres que procuram delegacias para fazer um boletim de ocorrência, Zenaide Lustosa explica que é um dado positivo, pois as vítimas começaram a ter consciência da segurança através da denúncia.
“O que impacta, o que dá esse resultado, é quando a gente ver que aumentou o número de boletim de ocorrência, pois as pessoas têm mais consciência da violência, se sentem mais acolhidas para fazer a denúncia. Isso tem a ver com as campanhas que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado”, explica Zenaide Lustosa secretária de Estado das Mulheres.
Durante o Quadro, foi citado sobre os projetos em desenvolver a qualificação, habitação e independência para as mulheres e se há uma cobrança por parte das autoridades em ter mais políticas públicas para elas. A Dra. Natália Matos, Conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher explicou a situação e mencionou que recentemente foi empossado para a Pasta.
“Com relação às atividades, elas estão sendo desenvolvidas de forma mais tímida, mas é algo que se enfrenta, no incentivo financeiros, para que tenham essa autonomia com o Conselho. São entraves que existem em todo tipo de gestão, mas acredito que possa desenvolver de forma mais significativa para contribuir”, explica a Dra. Natália Matos.
Ainda segundo Zenaide Lustosa, secretária de Estado das Mulheres, a Pasta trabalha com três eixos, que segundo ela, faz com que a violência diminua e as políticas públicas favoráveis às mulheres possa se desenvolver, a saber: enfrentamento à violência, autonomia econômica e financeira, espaços das mulheres em cargos nos espaços de Poder.
CONTATOS DE DENÚNCIA
- Patrulha Maria da Penha | 86 99414-8857
- Centro de Referência Francisca Trindade | 86 99433-0809
- “Ei mermã, não se cale” | 0800 000 1673