Por unanimidade, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu contrariar na noite desta terça-feira (27) decisão do Congresso Nacional e manter uma nova divisão dos tamanhos das bancadas dos deputados federais, estaduais e distritais nas eleições de 2014.
Com isso, oito Estados (AL, ES, PE, PR, RJ, RS, PB e PI) perdem representatividade na Câmara dos Deputados, enquanto cinco (AM, CE, MG, SC e PA) ganham. No Piauí, que tinha 10 deputados federais, nas eleições desse ano passam a ter 8 anos; tinha 30 deputados estaduais e a partir destas Eleições 2014 passa a ter 24 vagas.
O Senador Wellington Dias se pronunciou sobre o assunto, nesta manhã de quarta-feira (28/05) no programa Ronda. O mesmo declarou que juntamente com o senador Ciro Nogueira, estão conversando com o presidente da Câmara e do Senado em Brasília: "Estamos com medidas a serem tomadas, vamos entrar com um pedido de liminar, e a Assembleia Legislativa também pode entrar com recurso.
Vamos lutar para que a lei seja preservada e cumprida, estamos unidos para o interesse do Piauí. Um estado necessitado como o nosso, não pode acontecer esse tipo de coisa. Esperamos que o STF faça uma correção e nos devolva os deputados, pois não podemos perder recursos", afirmou o senador.