Em 2012, o Ministério Publico do Trabalho iniciou no Piauí uma investigação para saber como as casas lotéricas estavam funcionando no Estado. Na época, 140 acordos foram ajuizados e firmados termos de ajuste de conduta obrigando aos donos a equipar os estabelecimentos com equipamentos de segurança, a ideia era garantir um ambiente seguro para quem trabalha e para quem utiliza os serviços das casas lotéricas.
Passados dois anos desse trabalho iniciado junto as lotéricas o Ministério Publico do Trabalho volta para fazer o complemento dessa atividade, agora o alvo são as novas loterias, porque só esse ano de janeiro a junho 54 casas lotéricas que foram recentemente abertas precisam comprovar a adequação em segurança, ou seja, a implantação do monitoramento de câmera e a blindagem dos guichês. Quem descumprir as normas será notificado.
?Quem não cumprir vai ser submetido a uma multa prevista na ação judicial que geralmente a gente pede 5 mil reais por mês?, declarou. O Sindicato dos lotéricos tem sido grande parceiro nesse trabalho realizado no Piauí, de acordo com a presidente Maria dos Anjos as antigas já estão cumprindo as medidas do Ministério do Trabalho.