A casa de custódia do Piauí apresenta diversos problemas que preocupam na questão da segurança pública do Estado.
Atualmente a questão alcança um estágio mais avançado. De 2013 até agora foram registradas inúmeras fugas, presos até cavaram túneis em uma dessas tentativas queima de roupas e colchões e até mesmo morte de detentos.
A Ordem do Advogados do Brasil (OAB) no Piauí contatou que deverá faltar alimentação aos presos da casa de custódia e uma possível greve de agentes penitenciários, problema que agrava ainda mais a situação.
O espaço destinado a 340 presos mantém a custódia de 860 detentos.
O advogado Euler Paiva, da OAB afirma que esteve nas dependências internas da Casa de Custódia e viu o túnel feito pelos detentos. O túnel que começava na cela 13 do pavilhão e passava por mais três, celas tinha 10 metros de extensão e a intenção dos presos era chegar a área externa do presídio através dele.
“O que encontramos também na casa de custódia é uma carência de abastecimento atual de manutenção, falta de alimentos, inclusive há um indicativo de que só tenha alimentos até domingo, falta de remédios de material de higiene. Até mesmo falta de internet o que prejudica o trabalho do agentes”, declarou Euler Paiva.
“Já tratam a gente como se fosse criminoso também. Estou aqui para saber notícias do meu filho”, disse a mãe de um dos detentos.
Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook