Se você gosta de café, vai gostar desse post, onde vamos mostrar 10 curiosidades sobre o café, e oque você precisa saber sobre essa bebida antes de tomar a sua próxima xícara. Confere aí:
10. O café pode te matar
Segundo especialistas em cardiologia, excesso de cafeína na sua corrente sanguínea poderia te matar dentro de poucos minutos, pois a cafeína aumenta os estímulos cardíacos provocando disritmia. Mas calma, você precisaria tomar entre 80 e 100 xícaras em menos de uma hora para que isso acontecesse. Ahhh, não tente isso em casa.
9. Mas o café também é bom
Estudos realizados dentro das maiores universidades dos Estados Unidos mostraram que o café pode ser considerado um ?antioxidante? universal. Segundo a pesquisa, duas xícaras de café por dia seriam excelentes para a saúde de uma pessoa adulta.
8. O café aumenta o desejo feminino
Alguns pesquisadores americanos afirmam que o café aumenta o libido feminino significativamente. 2 xícaras de café funcionariam melhor que uma garrafa de vinho, haja visto que além de estimular regiões do cérebro responsáveis pelo desejo sexual, o café as mantém acordadas e dispostas. Ao menos os ratos reagiram assim.
7. O café funciona como analgésico
Há muito tempo atrás, o café (e as folhas de café) eram utilizados como analgésicos naturais, diminuindo dores musculares (aquelas ?dorzinhas? típicas pós-acadêmia). De acordo com pesquisas realizadas acerca do assunto, tanto a ingestão da bebida quanto a aplicação da mesma sobre áreas doloridas ajuda na diminuição da dor. As pesquisas também mostraram que a técnica funciona melhor em usuários não-regulares.
6. O café te deixa acordado mesmo quando você está dormindo.
Você pode dizer que para você o café não possui efeito, já que você não perde o sono quando toma a bebida, no entanto, o café deixa o seu metabolismo acelerado, inclusive enquanto você dorme. Se você tomar café antes de dormir, o seu corpo não conseguirá descansar totalmente durante a noite, e a tendência é que você acorde menos disposto. Médicos recomendam evitar o uso da bebida seis horas antes de ir para a cama.
5. Café descafeinado tem cafeína!
Se você acha que estaria livre da cafeína por tomar café descafeinado, tenho uma má notícia para você. O café descafeinado possui uma concentração menor de cafeína, mas ainda assim bastante grande (cerca de 20% do total). Cada 5 xícaras de café sem cafeína, equivalem a um copo de café comum.
4. A preparação do café utiliza produtos químicos
Os grãos são colocados sob vapor, e expostos a inúmeras reações químicas para que cheguem com o sabor que você conhece na sua xícara. Se você retirar os grãos diretamente do pé de café, torra-los e fazê-los de modo artesanal, você sentirá um gosto que assemelhasse a carvão molhado.
3. O sabor amargo do café não é do café
Nos cafés mais amargos, o sabor não é intencional, e sim um acidente de receita que fez eles ficarem dessa maneira. Os culpados pelo saber tipicamente amargo são os antioxidantes inseridos junto a moagem do café. A cafeína não é, nem de longe o principal composto do café.
2. Tudo depende da torragem
A qualidade do café é medida pela torragem do mesmo. Durante o processo de aquecimento, o óleo armazenado no interior dos grãos começa a emergir em mais de dois mil graus Celsius. Quanto mais óleo sair dos grãos, maior a qualidade do café. No entanto, se a temperatura ultrapassar poucos graus do limite de torragem, o café queima, e toda a remessa é jogada fora.
1. O café foi descoberto por bodes
Historiadores dizem que há cerca de mil anos atrás, em algum lugar da áfrica, um rebanho de bodes não deixou o seu pastor dormir durante toda a noite depois de comerem uma plantação inteira de café. O pastor passou a utilizar os grãos moídos sempre que precisava ficar acordado, mas o gosto era tão ruim, que ele resolveu fazer um ?chá? com eles, para que os mesmos ficassem mais saborosos. Assim surgiu o café.