De acordo com dados divulgados nesta terça-feira (13) pelo Censo Agropecuário do Departamento de Agricultura dos EUA, o número de fazendas do país tem diminuído em paralelo ao envelhecimento dos produtores e o encarecimento para produzir culturas.
Em 2022 os Estados Unidos tinham 1,9 milhão de fazendas, o número teve uma queda de 6,9% em relação ao mesmo período de cinco anos antes, e também é o menor desde 1992. A área total usada por fazendas também caiu em cerca de 2,2%.
O censo é feito de cinco em cinco anos, os dados da pesquisa demonstram que o país enfrenta muitas dificuldades no que diz respeito a produção de alimentos, na mesma proporção que a população norte-americana vem crescendo. Os altos preços são um dos principais fatores para o cenário.
A idade média dos produtores é de 58,1 anos e vem ficando cada vez maior. “Estou preocupado com o estado da agricultura e da produção de alimentos neste país”, disse o secretário de Agricultura, Tom Vilsack, ao apresentar os dados nesta terça-feira.
Os gastos com produção cresceram mais de 30%, e os custos com mão de obra, ração e fertilizantes também. Entretanto, o número de novos fazendeiros aumentou nos últimos cinco anos, eles representam uma parcela maior de todos os agricultores.